(Fonte da imagem: Reprodução/npr)

Preste atenção na imagem acima: as manchas escuras que aparecem nos montes de Marte não se parecem com pequenas aranhas tomando sol? De acordo com o pessoal do site npr, essas pequenas formações foram observadas pela primeira vez em 1998, e ninguém sabe dizer o que elas são.

Segundo a publicação, as “aranhas” marcianas costumam surgir do nada durante a primavera — 70% das vezes no mesmo local —, desaparecendo completamente no inverno. Além disso, elas parecem ocorrer somente nos montes e, conforme as temperaturas vão ficando mais elevadas, as formações vão se tornando cada vez mais parecidas com aracnídeos.

Aranhas explosivas

(Fonte da imagem: Reprodução/npr )

Embora ninguém saiba dizer por que esse fenômeno ocorre, uma das teorias sugere que as formações aparecem quando o solo é aquecido pelo Sol na chegada da primavera, fazendo com que uma fina camada de CO2 que se encontra congelada próxima à superfície se transforme rapidamente em gás, explodindo na forma de gêiseres que lançam pequenas rochas e areia pelos ares de Marte.

Agora, caso a teoria esteja correta e um dia realmente sejam instaladas bases humanas no Planeta Vermelho, imagine o susto que você ia levar se, ao estar passeando tranquilamente próximo a uma duna, centenas de “fontes” de areia e pedrinhas começassem a explodir ao seu redor!

Fonte: npr