Curiosity põe sua broca para trabalhar em Marte
13
Compartilhamentos

Curiosity põe sua broca para trabalhar em Marte

Último Vídeo

De acordo com o El Mundo, a Curiosity utilizou a sua broca pela primeira vez desde que aterrissou em Marte, realizando a perfuração de uma rocha na cratera Gale. Segundo a publicação, o “exercício” servirá para testar a capacidade da ferramenta, assim como para verificar a possibilidade de que essa região algum dia ofereceu as condições necessárias para a existência de alguma forma de vida.

Para realizar as perfurações, a equipe da NASA responsável pela Curiosity levou em consideração uma série de fatores — como a variação de temperatura durante as diferentes horas do dia marciano — para avaliar o desempenho da broca. Se os resultados dos testes forem satisfatórios, a sonda coletará o material pulverizado para posterior análise.

Rocha sedimentar

Conforme explicaram os engenheiros da NASA, a maioria das rochas localizadas na área onde a Curiosity se encontra apresenta fortes evidências de terem sido alteradas pela ação da água. A possibilidade de coletar amostras do interior dessas rochas permitirá que os especialistas analisem um material que não sofreu com a ação da radiação que atinge a superfície de Marte.

A rocha que foi perfurada é do tipo sedimentar e apresenta pequenos traços que os pesquisadores acreditam ser sulfato de cálcio. Além disso, ela está localizada em uma região na qual recentemente foram descobertos seixos que indicam um passado com uma enorme quantidade de água no Planeta Vermelho.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.