Linhas misteriosas na superfície de Marte podem ser causadas por gelo seco
29
Compartilhamentos

Linhas misteriosas na superfície de Marte podem ser causadas por gelo seco

Último Vídeo

Em 2002, cientistas tomaram conhecimento de linhas com quilômetros de extensão que se estendem pela superfície de Marte. Esse fenômeno intrigou os pesquisadores principalmente pelo fato de que as linhas deslizavam pelas encostas e terminavam em fossos. Isso acontece de maneira diferente da Terra, onde marcas assim normalmente terminam em um acúmulo de escombros.

Para tentar descobrir por que essas linhas acontecem em Marte, cientistas analisaram imagens coletadas pela sonda Mars Reconnaissance Orbiter (MRO). Depois, realizaram testes em dunas de Utah e da Califórnia, nos Estados Unidos, com blocos de diversos materiais. Os “tijolos” de gelo e madeira, por exemplo, deslizaram por um trajeto curto e pararam repentinamente. Porém, os blocos de gelo seco surpreenderam a todos, deslizando por toda a duna e parando apenas porque alguns arbustos interromperam sua descida.

Além disso, o gelo seco, quando aquecido, libera gases que atuam contra a areia do solo. Isso cria uma espécie de almofada de ar, que faz com que o bloco de gelo seco “flutue” e tenha menos atrito com o solo. Quando fica parado no mesmo lugar, os gases liberados por esse material escavam o solo à medida que o gelo desaparece. Isso cria uma estrutura muito parecida com os fossos no fim das linhas fotografadas pela MRO.

Se as pessoas da Terra já se divertem com esportes como o sandboard, em que deslizam com uma prancha de madeira pela areia de dunas, imagine como serão as férias no futuro, nas estações de férias do Planeta Vermelho.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.