Descoberta de sonda da NASA sugere que Marte já teve água potável
204
Compartilhamentos

Descoberta de sonda da NASA sugere que Marte já teve água potável

Último Vídeo

Há quase uma década em missão em Marte, a sonda espacial Opportunity encontrou minerais de argila em uma rocha que indicam claramente que água “potável” já fluiu no Planeta Vermelho, provavelmente em algum momento de seu primeiro bilhão de anos de existência. A tal rocha foi descoberta próximo a uma cratera conhecida como Endurance, e a argila contida nela foi formada em um ambiente quimicamente favorável ao surgimento de vida.

De acordo com o The Guardian, os minerais encontrados são semelhantes à Montmorillonita, que é formada aqui na Terra sob a influência de água com pH neutro, ou seja, o mesmo tipo de líquido que corre pelas nossas torneiras. Isso significa que, potencialmente, essa substância oferece melhores condições para a origem de formas de vida. As evidências sobre a existência de água encontradas em Marte até agora sempre se mostraram muito mais ácidas.

Passado chuvoso

Fonte da imagem: Reprodução/Wikipédia

Segundo a publicação, conforme o planeta foi se transformando no deserto que é hoje, o processo de evaporação da água foi tornando essa substância cada vez mais ácida, devido à alta concentração de minerais que foi ficando no líquido remanescente. A evidência encontrada pela Opportunity data de um momento anterior a esse processo, quando ocorriam em Marte chuvas frequentes e o ambiente de lá era mais parecido ao da Terra.

Este não é o primeiro vestígio de que água “potável” tenha existido no Planeta Vermelho no passado, já que a Curiosity encontrou em março deste ano evidências semelhantes durante uma de suas missões na cratera Gale.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.