Curiosity faz um ano em Marte e NASA divulga timelapse incrível [vídeo]

07/08/2013 às 07:102 min de leitura

Você já sabe que a sonda Curiosity completou um ano em Marte, não é? Se não sabe, clica aqui, que o Mega Curioso publicou algumas coisas bem interessantes feitas pelo robozinho mais incrível de todos os tempos, lá no Planeta Vermelho. A NASA está toda faceira com o sucesso do filhote robótico que já fez aniversário e continua divulgando materiais bem interessantes sobre ele.

A última é um vídeo incrível, em timelapse, com imagens feitas ao longo desse ano de exploração, resumindo-o em dois minutos. Você pode ver o robô colhendo seus primeiros materiais, fazendo algumas perfurações em solos marcianos – repassando aos cientistas informações suficientes para que se suponha que o solo daquele planeta já possa ter abrigado vida.

As imagens que você vai ver a seguir reúnem 548 quadros capturados pela câmera presa à frente da sonda. Confira a sequência a seguir e depois nos conte o que você achou do vídeo:

Expedição

A sonda deve manter-se por 23 meses com a energia de que dispõe. Nesse tempo, espera-se que ela consiga chegar até um ponto específico, conhecido como Monte Sharp, para colher material suficiente e avaliar a possível existência de vida naquele planeta em tempos remotos. Depois disso, um gerador de energia deve ser ativado para que a sonda possa permanecer no Planeta Vermelho por mais 10 anos.

No último mês a sonda teve registros de mais locomoção, atingindo a marca de 100 metros em um dia. Se você acha que isso é pouco, saiba que em setembro do ano passado, a média de metros percorridos por dia era de 47. A “lentidão” se deve ao fato de que a sonda precisa poupar a sua energia e, claro, percorrer os caminhos desconhecidos com o máximo de cuidado possível, até mesmo para que assim possam ser colhidas as melhores informações.

Uma foto recentemente divulgada, registrada por um satélite, mostra o caminho já percorrido pelo robô, sendo que a mancha escura, ao lado esquerdo da imagem, é a marca de pouso da sonda e o pontinho azulado, em direção ao canto inferior direito da foto, é a própria Curiosity. Clique aqui para vê-la em tamanho maior.

Fonte da imagem: Reprodução/Extremetech

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: