Curiosity detecta presença de água no solo de Marte
288
Compartilhamentos

Curiosity detecta presença de água no solo de Marte

Último Vídeo

Já fazia algum tempo que não tínhamos notícias de Curiosity, o incrível explorador espacial que está vasculhando o Planeta Vermelho em busca de todo tipo de informações. Na verdade, o equipamento andava quietinho por estar se preparando para enfrentar o inverno marciano, mas eis que realizou uma descoberta superimportante: existe água no solo de Marte!

De acordo com o The Guardian, a NASA publicou uma série de artigos científicos sobre a descoberta há uma semana, detalhando os experimentos realizados para que os pesquisadores da agência chegassem a essa conclusão. No entanto, não pense que a Curiosity se deparou com um lago imenso ou, ainda, com uma praia pitoresca!

Água!

Fonte da imagem: Reprodução/NASA

Segundo as informações, aproximadamente 2% do solo de Marte é composto por água, o que significa que possíveis colonizadores poderiam obter — de maneira relativamente fácil — cerca de um litro da substância em sua forma líquida a cada 0,03 metros cúbicos de superfície. Isso também significa que a descoberta é especialmente importante quando consideramos futuras missões ao Planeta Vermelho, pois facilitaria bastante a permanência de astronautas.

Para chegar a esse resultado tão preciso, os pesquisadores avaliaram as análises realizadas pela Curiosity a partir de amostras de solo. Conforme explicaram, o explorador conta com um laboratório integrado repleto de instrumentos supersensíveis. Assim, o equipamento aqueceu as amostras a 835° C, liberando todas as substâncias voláteis presentes no solo que, então, foram identificadas e medidas.

Como você sabe, esta não é a primeira vez que o pessoal da NASA detecta sinais de presença de água no Planeta Vermelho. Descobertas anteriores apontam para um passado com abundância dessa substância, provavelmente em uma proporção semelhante à presente na Terra atualmente. Agora só falta a Curiosity encontrar algum sinal de que Marte também abrigou organismos vivos.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.