Rover Curiosity registra o pôr do Sol em Marte

12/05/2015 às 07:012 min de leitura

Embora o rover Curiosity envie na maior parte das vezes imagens de formações rochosas de interesse primordialmente científico, certamente há alguns registros capazes de chamar a atenção mesmo do público leigo. Senão, dê uma olhada na imagem acima — um belo pôr do Sol marciano registrado no dia 15 de abril, marcando o entardecer de um dia com pouco mais de 12 horas.

Naturalmente, uma das primeiras diferenças que saltam à vista é a profusão de tons azulados da imagem. Trata-se de um efeito direto dos raios solares ao atravessarem o material relativamente fino que ocupa a atmosfera de Marte. O registro foi efetuado durante o intervalo entre duas tempestades de poeira — de forma que ainda havia muitas partículas no ar —, o que deu aos cientistas a chance de estudar a distribuição vertical dos corpúsculos na superfície do planeta.

Tons azuis atravessam mais facilmente

Ainda em relação às cores atípicas do pôr do Sol marciano, trata-se da facilidade com que algumas frequências luminosas conseguem atravessar a fina atmosfera. “As cores se devem ao fato de que a poeira muito fina é do tamanho exato que para permitir a penetração um tanto mais eficiente da luz azul”, afirmou Mark Lemmon, um dos cientistas responsáveis pelo Curiosity, em nota oficial da NASA.

Diferenças de tonalidade entre o pôr do Sol na Terra e em Marte.

Ele continua: “Quando a luz azul se dispersa pela poeira, ela se mantém mais próxima da direção do Sol do que as luzes de outras cores.” Como resultado, o resto do céu marciano é estampado por tonalidades amareladas e alaranjadas, “conforme o amarelo e o vermelho se distribuem por todo o céu, em vez de serem absorvidos ou de se manterem próximos do Sol”. Trata-se, portanto, do “inverso” do que ocorre na Terra, em que o céu é tomado por amarelo e vermelho enquanto o restante permanece azul.

Original em preto e branco

Vale ressaltar, entretanto, que o registro enviado pelo Curiosity trazia uma imagem em preto e branco de alta resolução. Todavia, quem olhar com cuidado para a fotografia provavelmente vai encontrar uma espécie de textura. Trata-se do padrão com que a Mastcam (e também outras câmeras digitais) registra as cores presentes na imagem, por meio dos chamados filtros de Bayer. O resultado, tal como se vê, foi decodificado pela entusiasta espacial Damia Bouic.

Embora a alta definição do registro do rover certamente encha os olhos, essa não foi a primeira vez em que a NASA registrou um pôr do Sol em Marte. Afinal, há quase cinco anos, o Jet Propulsion Laboratory liberou um vídeo com o entardecer marciano, conforme registrado pelo Opportunity entre os dias 4 e 4 de novembro de 2010 (confira o vídeo acima).

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: