Novos céus: ‘drone bumerangue’ pode ser o primeiro a voar em Marte

01/07/2015 às 07:521 min de leitura

Já faz algum tempo que se ouve falar nos esforços em descobrir mais daquilo que existe em Marte. Na continuidade da busca por respostas, foi anunciado nesta semana que o Armstrong Flight Research Center da NASA está trabalhando em um protótipo de drone em formato de bumerangue para sobrevoar a superfície do planeta. 

Conhecido como Prandtl-m (sigla para Preliminary Research Aerodynamic Design to Land on Mars), o veículo, que é construído com fibras de vidro, tem cerca de 60 centímetros de envergadura e pesa pouco mais de 1 quilo (valor que será diferente em Marte, onde seu peso não vai ultrapassar 453 gramas). Por não ser tripulado, ele conseguirá ter um alcance de 32 quilômetros após ser lançado a cerca de 609 mil metros da superfície, bem como voar por aproximadamente 10 minutos. 

Galeria 1

Período de testes

O veículo será enviado ao Planeta Vermelho apenas no início da próxima década (em algum momento entre 2022 e 2024), mas isso não quer dizer que ele vai ficar encostado até lá. De acordo com a NASA, um voo de teste está previsto para o final deste ano, e na ocasião ele decolará de um balão a mais de 30 mil metros de altitude para simular um voo pela superfície do planeta. 

Também está nos planos realizar mais dois testes. Um deles será em 2016 e terá como propósito colocar o drone para voar por cinco horas até aterrissar na Terra partindo de uma altitude parecida à vista no teste anterior, enquanto o outro simularia o lançamento final do veículo partindo de uma altura de mais de 130 mil metros com o apoio de um satélite miniaturizado conhecido como CubeSat, que lançará a aeronave no planeta vizinho.

Por fim, foi dito ainda que durante os testes o time que trabalha no Prandtl-m vai usar um GPS para navegação, mas o grupo vai ter que pensar em algo difrente para usar em Marte, uma vez que o sistema que utilizamos aqui não funciona por lá.

Via TecMundo.

Fonte
Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: