(Fonte da imagem: Thinkstock)

De acordo com o site PhysOrg, um grupo de cientistas da Universidade Tottori, do Japão, utilizou os efeitos da publicidade convencional e da boa e velha comunicação “boca a boca” para desenvolver um modelo matemático capaz de prever se um filme será ou não um sucesso de bilheteria.

Originalmente, os pesquisadores desejavam entender como a comunicação boca a boca relacionada aos filmes se espalhava entre as redes sociais. Eles, então, criaram um modelo baseado na comunicação direta, indireta e na publicidade convencional para tentar prever qual era a probabilidade de que os indivíduos realmente fossem ver determinado filme.

Ao cruzar as informações obtidas com as bilheterias arrecadadas, os cientistas observaram que os resultados eram muito próximos aos obtidos através do modelo matemático. Os pesquisadores esperam aplicar o mesmo modelo a outros tipos de mercados, como o de eventos locais, venda de bebidas, lanches e música online, para predizer o sucesso no lançamento de novos produtos.

Fontes: PhysOrg e New Journal of Physics