5 fatos surpreendentes sobre o sono
1.308
Compartilhamentos

5 fatos surpreendentes sobre o sono

Equipe MegaCurioso
Último Vídeo

1 – Sono interrompido é pior do que dormir por pouco tempo

Giphy

Uma noite em claro consegue acabar com a disposição de qualquer pessoa, mas pior ainda do que isso é acordar várias vezes durante o sono, como comprovou um estudo realizado recentemente.

A verdade é que quem tem o sono interrompido diversas vezes durante a noite se considera menos feliz e com menos energia no dia seguinte em comparação com as pessoas que dormem poucas horas consecutivas. Isso acontece porque ser despertado várias vezes nos impede de cair em sono profundo, que é a fase mais restauradora do sono.

2 – A vida moderna não está acabando com o nosso sono

Giphy

Tendemos a acreditar que depois da energia elétrica e dos inúmeros avanços tecnológicos do último século nosso sono ficou comprometido, mas uma pesquisa realizada em 2015 mostrou que nossos antepassados não tinham o hábito de dormir cedo.

Pessoas que viviam da caça tanto na África quanto na América do Sul, há muito tempo, dormiam menos de 6 horas por noite, o que significa que muitas sociedades contemporâneas dormem até mais do que nossos antepassados.

3 – Às vezes, metade do nosso cérebro fica em alerta enquanto dormimos

Giphy

O cérebro dos golfinhos nunca “desliga” totalmente quando eles estão dormindo, e um estudo recente revelou que o cérebro dos humanos às vezes não fica 100% latente também. Exames realizados em laboratório revelaram que o lado esquerdo do cérebro de pessoas é mais ativo durante o sono do que o lado direito.

Ao que tudo indica, isso pode ser uma estratégia evolutiva do nosso órgão pensante para que estejamos sempre atentos, especialmente quando estamos em um lugar diferente.

4 – Dias de frio extremo nos fazem ficar na cama por mais tempo

Giphy

No caso, dias de neve mesmo. Uma análise de dados do tempo de sono de pessoas que moram em lugares onde há neve revelou que elas tendem a ficar na cama por mais tempo em comparação com quem mora em regiões mais quentes. No inverno norte-americano, as pessoas ficam em média 7 horas e 20 minutos na cama, o que é 13 minutos a mais em relação às estações mais quentes. Nada muito surpreendente essa descoberta, convenhamos.

5 – A necessidade de sono varia de acordo com a idade de cada pessoa

Giphy

  • Recém-nascidos de até 3 meses: tempo ideal de sono é entre 14 e 17 horas por dia;
  • Bebês de 4 a 11 meses: de 12 a 15 horas por dia;
  • Bebês de 1 a 2 anos: de 11 a 14 horas por dia;
  • Crianças de 3 a 5 anos: de 10 a 13 horas por dia;
  • Crianças de 6 a 13 anos: de 9 a 11 horas por dia;
  • Adolescentes de 14 a 17 anos: de 8 a 10 horas de sono por dia;
  • Jovens de 18 a 25 anos: o ideal é entre 7 e 9 horas por dia;
  • Adultos de 26 a 64 anos: também devem dormir entre 7 e 9 horas por dia;
  • Idosos acima dos 65 anos: precisam de 7 a 8 horas de sono por dia.

***

Agora nos conte: como é o seu sono? Você é do tipo que dorme bem e sem dificuldades ou tem algum probleminha na hora de colocar a cabeça no travesseiro?

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.