publicidade

5 formas de colocar seu amor próprio em prática e ser mais feliz

29/09/2016 às 09:502 min de leitura

Não há dúvidas de que uma boa saúde física e mental tem a ver também com o tempo que dedicamos para cuidarmos de nós mesmos. Nesse sentido, cuidar de si mesmo é algo bastante subjetivo, que pode ir desde a ida ao cabeleireiro até a terapia ou o passeio pelo parque. O The Huffington Post reuniu as dicas da autora Jenny Santi, que aprendeu como deixar de lado uma vida estressante e cheia de preocupações. Confira a seguir:

1 – Compromisso mental e verbal de zelo

Santi nos lembra de algo verdadeiro e óbvio: no mundo moderno estamos sempre preocupados com as outras pessoas, inclusive de maneiras negativas, e raramente colocamos nosso próprio bem-estar como uma prioridade. Justamente por isso é preciso fazer um compromisso de zelo consigo mesmo e manter esse compromisso com seriedade: pode ser academia, aula de dança, literatura, curso de idiomas, caminhadas, banhos de Sol...

2 – Reconectar-se é preciso

No caso de Santi, o que a fez olhar para dentro de si mesma foi uma viagem, que a deixou concentrada apenas nela mesma. Ter esse espaço, viajando ou não, é fundamental. Ficar sozinho é fundamental. Aí, nessas situações, realizar uma autoanálise é uma tarefa interessante: entender as próprias necessidades vai fazer de você uma pessoa mais plena.

3 – Tem que meditar, hein

Você não precisa ser um Buda para meditar. Só o fato de dedicar alguns minutos do seu dia para sentar, respirar calmamente, fechar os olhos e focar sua atenção apenas na respiração já é algo de profundo impacto em sua vida como um todo. Com o passar do tempo, a meditação vai naturalmente ficando mais profunda e a sua resposta aos problemas da vida, menos intensa e enérgica.

4 – Só não se esqueça das recompensas

Sempre que conseguir algo novo, permita-se alguma pequena alegria antes de pensar em novas metas. Se você finalmente está conseguindo manter seu quarto arrumado, compre ou faça um novo enfeite para ele. Se conseguiu terminar um novo módulo daquela língua estrangeira que você sempre quis aprender, compre um livro novo ou uma caixa de bombons. Você merece.

5 – Aprenda a negar convites

Até que se prove o contrário, você tem apenas esta vida, então não perca tempo fazendo coisas que não são do seu interesse nem trazem qualquer benefício. Não está a fim de ir ao cinema com os amigos? Diga que não vai. Simples assim.

Você não precisa aceitar participar de todos os programas que surgirem só para agradar. E tem mais: nada de sentir culpa por isso, hein! Se todas as pessoas fizessem isso com mais frequência, estaríamos todos mais felizes e realizados.

***

Você tem algum ritual certeiro de amor próprio? Conte para a gente nos comentários!

Imagem

Últimas novidades em Ciência

publicidade

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: