Para evitar constrangimento no ginecologista, tailandesas usam máscaras

Exames ginecológicos não são a melhor coisa do mundo e toda mulher sabe disso. No entanto, é de extrema importância a realização de procedimentos como o Papanicolau para prevenir o câncer do colo do útero.

O Hospital Nong Krot, de Kamphaeng Phet, na Tailândia, tem uma novidade curiosa para quem precisa realizar exames íntimos e tem vergonha de literalmente mostrar a cara nesse momento. Lá, quem se sentir desconfortável pode simplesmente optar por usar máscaras.

O Papanicolau é um exame que coleta material do útero da mulher para que testes laboratoriais sejam realizados com a intenção de identificar células cancerosas. Não realizar o exame por motivo de constrangimento é algo que realmente pode prejudicar a vida das mulheres, por isso a ideia do hospital é, de certa forma, proteger a identidade das pacientes, que ficam irreconhecíveis usando as máscaras. Além delas, as atendentes do hospital também usam máscaras.  

Deu certo

A ideia foi inspirada em um programa de TV chamado The Mask Singer, no qual diversos cantores se apresentam usando máscaras e não revelando suas identidades.

Desde que o uso de máscaras foi implantado no hospital, o constrangimento das pacientes parece ter diminuído – que fique claro, elas precisam levar documentos de identificação para controle de prontuário. O fato é que assim que a novidade foi divulgada, dezenas de mulheres decidiram fazer o exame.

As fotos da sala de espera viralizaram e estão sendo compartilhadas por pessoas de todo o mundo. Enquanto muita gente gostou da ideia, justamente por ela ter aumentado o número de exames realizados, há também quem questione a educação social da mulher em relação ao seu próprio corpo. E você, o que achou da iniciativa?

***

O Mega está concorrendo ao Prêmio Influenciadores Digitais, e você pode nos ajudar a sermos bicampeões! Clique aqui e descubra como. Aproveite para nos seguir no Instagram e se inscreva em nosso canal no YouTube.

Você sabia que o Mega Curioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.