Estas imagens sombrias mostram pacientes de uma instituição mental em 1938
06
Compartilhamentos

Estas imagens sombrias mostram pacientes de uma instituição mental em 1938

Último Vídeo

As imagens que você vai ver a seguir mostram o dia a dia de pacientes do Pilgrim Psychiatric Center, um hospital psiquiátrico situado em Brentwood, Nova York, e que abriu suas portas em 1931. A instituição foi construída em uma fazenda imensa — com cerca de mil acres — e a ideia era que ela se transformasse em uma espécie de colônia utópica para doentes mentais.

No auge de sua atividade, em meados dos anos 50, o hospital chegou a contar com mais de 13,8 mil pacientes e, como você deve imaginar, os doentes eram submetidos a uma variedade daqueles tratamentos arcaicos que hoje nos causam arrepios. Com o passar das décadas, a instituição foi reduzindo o tamanho de suas instalações e de sua população e, no final dos anos 90, apresentava sérios sinais de abandono e negligência.

As imagens que você poderá ver na galeria a seguir foram registradas em 1938, isto é, alguns anos após o Pilgrim Psychiatric Center entrar em atividade, e foram clicadas pelo fotógrafo Alfred Eisenstaedt, da Life Magazine. Elas são um testemunho do quanto o tratamento aos doentes mentais evoluiu ao longo dos anos graças ao avanço da Ciência e ao desenvolvimento de novas abordagens psiquiátricas e medicamentos. Confira:

Só a título de curiosidade: há alguns anos, o Pilgrim Psychiatric Center passou por uma série de reformas e hoje se encontra em pleno funcionamento — contando com 380 leitos para doentes que precisam ficar internados e quatro centros que oferecem tratamento a pacientes externos.

***

Você sabia que o Mega Curioso também está no Instagram? Clique aqui para nos seguir e ficar por dentro de curiosidades exclusivas!

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.