Maços de cigarros 'falantes' são criados na Escócia para combater vício
299
Compartilhamentos

Maços de cigarros 'falantes' são criados na Escócia para combater vício

Último Vídeo

Cientistas da Escócia criaram um sistema que pode ser implementado em maços de cigarros e informar os fumantes sobre os problemas que o hábito pode causar. O detalhe peculiar é que as mensagens são emitidas por sons, como se os cigarros "falassem" com as pessoas. Essa é mais uma das medidas que as autoridades do país estão tomando para diminuir o número de fumantes escoceses – eles querem reduzir o monte de tabagistas de 23% para 5%.

As mensagens de áudio alertam sobre as possibilidades de infertilidade e câncer ocasionadas pelo hábito, fornecendo um número de telefone para quem quer largar o vício e encontra dificuldades. Os estudos dizem que, por mais estranho que o conceito possa parecer, ele é bastante eficiente. Detalhes do funcionamento do mecanismo não foram fornecidos.

Um estudo em um grupo de mulheres de 14 e 64 anos obteve resultados bastante otimistas, e pesquisas maiores serão realizadas nas próximas semanas, com homens e mulheres de diferentes idades. Segundo os pesquisadores, eles precisam de estudos mais precisos para avaliar o impacto em públicos de várias faixas etárias.

Fonte da imagem: Reprodução/Shutterstock

Alison Cox, da fundação Cancer Research UK (que financiou grande parte do estudo), diz que essa é uma oportunidade para ver como as ferramentas de marketing da indústria do tabaco podem ser utilizadas no combate ao vício dos fumantes – ao invés de serem utilizadas para estimular o consumo.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.