Veja o momento em que uma deficiente auditiva ouve pela primeira vez

27/03/2014 às 12:322 min de leitura

Muitas pessoas no mundo são deficientes auditivas, sendo que algumas perderam a capacidade de ouvir no decorrer da vida e outras já nasceram com esse problema. Uma mulher, que se encaixava nesse segundo caso, está emocionando a comunidade virtual com um vídeo divulgado sobre os seus primeiros minutos ouvindo sons pela primeira vez.

Fonte da imagem: Reprodução/Daily Mail

Joanne Milne, de 40 anos de idade, sofre de uma rara doença chamada Síndrome de Usher e desde o nascimento ela era completamente surda. Nunca antes ela havia tido a capacidade de escutar qualquer som e sua vida era cercada de silêncio.

Porém, no mês passado, tudo isso mudou e Joanne foi submetida a uma cirurgia para a colocação de implantes cocleares bilaterais para restaurar a audição.

Emoção única

Após o procedimento, foram necessárias quatro semanas de recuperação até que os implantes pudessem ser ativados. No vídeo abaixo você pode conferir como foi a emoção de Joanne quando isso aconteceu.

Tomada pela emoção, lutando contra as lágrimas e tentando recuperar o fôlego, Joanne não consegue segurar o impacto de uma mudança tão incrível na sua vida, enquanto a sua médica faz alguns testes.

Devido à sua condição rara, Joanne — que ajuda pessoas com a mesma síndrome que possuiu — também perdeu boa parte da visão há cerca de 20 anos, o que tornou tudo ainda mais difícil. A conquista de ouvir será um grande passo em sua vida, como comentou a sua médica no vídeo.

Fonte da imagem: Reprodução/Daily Mail

Joanne disse: "Eu ainda estou em estado de choque. Eu tenho que aprender a reconhecer como são esses sons e como construir uma biblioteca deles no meu cérebro. Ouvir sons pela primeira vez é tão emocionante, desde o clique de um interruptor de luz até a água corrente. Estou muito feliz. Posso ouvir alguém rindo, os pássaros cantando e meus amigos. Eles não precisam mais tocar meu braço para chamar minha atenção".

A Síndrome de Usher é uma condição genética ou hereditária, que afeta a audição de uma pessoa, além da visão e do equilíbrio. Uma pessoa diagnosticada com a Síndrome de Usher costuma sofrer perda auditiva desde o nascimento, podendo ser atingida ou não pela perda da visão.

Caso famoso

Outro caso que ficou famoso na internet, no ano passado, foi o de um bebê deficiente auditivo que ouviu a voz de sua mãe pela primeira vez. As imagens são emocionantes, como você pode conferir no vídeo acima. 

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: