Primeiro transplante de pênis bem-sucedido do mundo é realizado

13/03/2015 às 07:511 min de leitura

Sim, já é possível! O primeiro transplante de pênis bem-sucedido da história foi realizado no Hospital Tygerberg na África do Sul. O homem que recebeu o transplante perdeu o pênis há três anos após passar por um processo problemático de circuncisão tradicional e, hoje, de acordo com os médicos, já está funcional.

A operação durou nove horas e ocorreu em dezembro. Frank Graewe, chefe da Divisão de Cirurgia Plástica Reconstrutiva da Universidade de Stellenbosch (responsável pelo procedimento), disse o seguinte: “Nós provamos que isso pode ser feito. Demos a alguém um órgão tão útil quanto aquele que ele tinha antes. Foi um privilégio participar do primeiro transplante bem-sucedido de pênis no mundo todo!”, comentou o doutor.

 O primeiro caso que realmente deu certo

Vale lembrar que esse é o segundo transplante de pênis feito no mundo. O primeiro ocorreu na China em 2006, porém o órgão teve que ser retirado duas semanas após a cirurgia devido a problemas psicológicos que o paciente enfrentou. Os médicos sul-africanos acreditam que o homem transplantado em dezembro poderá usar o pênis sem dificuldades em até dois anos, apesar de o processo de recuperação ser bem menor.

Médicos durante a operação de transplante.

Andre Van der Merwe, um dos cirurgiões da Universidade de Stellenbosch, disse que os médicos estão muitos felizes com a recuperação do paciente. Ele também comentou que as amputações de pênis não são incomuns na África do Sul devido aos riscos das circuncisões tradicionais. “Os heróis de tudo isso são o doador e a sua família. Eles salvaram a vida de muitas pessoas ao doarem o coração, os pulmões, os rins, o fígado, a pele, as córneas e até o pênis”, finalizou der Merwe.

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: