Assista à árdua remoção de uma haste intramedular de tíbia [vídeo]
113
Compartilhamentos

Assista à árdua remoção de uma haste intramedular de tíbia [vídeo]

Último Vídeo

Você já ouviu falar que assistir ao pessoal da ortopedia em plena cirurgia mais se parece com ver marceneiros trabalhando? Afinal, é bastante comum que esses médicos empreguem ferramentas como serras, serrotes, martelos e parafusos durante os procedimentos, conforme já mostramos aqui no Mega Curioso em uma matéria a respeito de uma cirurgia de prótese total de joelho.

Pois hoje vamos mostrar para você outra equipe de ortopedistas com as mãos na massa. Só que desta vez, em vez de os cirurgiões estarem colocando algo no corpo do paciente, eles estão se revezando para remover — com uma delicadeza ímpar! — uma haste do canal intramedular da tíbia. Confira a seguir:

De acordo com o pessoal do site Baumer, as hastes intramedulares são dispositivos — normalmente feitos em liga de titânio — desenvolvidos para ajudar na recuperação óssea após diversos tipos de fraturas. Elas são inseridas no interior dos ossos para oferecer estabilidade e alinhamento, e proporcionar a fixação e a correção óssea.

Segundo o ortopedista Marcos Britto da Silva, as hastes são inseridas no canal medular da tíbia a partir da parte anterior do joelho, passando através da fratura para manter os ossos e os fragmentos na posição certa. Contudo, como esses dispositivos não foram criados para substituir estruturas do esqueleto humano — como é o caso das próteses —, elas devem ser delicadamente removidas depois de alguns meses.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.