5 formas simples de combater a ansiedade
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5 formas simples de combater a ansiedade

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Ainda que para a Psiquiatria e a Psicologia o conceito de ansiedade seja diferente daquele com o qual estamos acostumados a lidar, podemos dizer que todos nós, pelo menos de vez em quando, já nos sentimos ansiosos. De repente, por algum motivo, o peito aperta, os pensamentos se aceleram, as mãos ficam frias, a garganta fica seca, e a sensação de desconforto só aumenta. Existem alguns gatilhos mais comuns para esse tipo de reação, como o stress, o medo de falar em público, uma prova importante e por aí vai. A seguir, descubra formas simples de melhorar a situação:

1 – Sabe a sua música favorita? Cante-a como se não houvesse amanhã

Não há dúvidas de que a música certa tem o poder de nos fazer bem, acalmar a mente, melhorar o humor e, inclusive, diminuir a sensação de ansiedade. Melhor ainda se estivermos falando da sua música favorita. Da próxima vez que você estiver se sentindo ansioso ou nervoso demais, ouça aquela música que você sabe que é especial, se tiver como, ou cante-a mentalmente mesmo – o melhor é se você puder cantá-la aos berros, pois já é comprovado que isso melhora, e muito, seu humor.

2 – Dê uma chance ao seu lado artístico e desenhe

Esses livros de colorir para adultos estão fazendo sucesso simplesmente porque colorir e desenhar são atividades relaxantes, que estimulam nossa criatividade e, de quebra, nos ajudam a manter o foco nas tarefas de todo dia. Se você é mais ousado, crie seus próprios desenhos.

3 – Talvez esteja na hora de você comprar luvas de boxe e um saco de pancadas

Se a ideia é lutar contra a ansiedade, talvez você precise lutar literalmente. Atividades físicas em geral nos fazem bem, mas ter um saco de pancadas para esmurrar e descarregar tudo aquilo que faz mal é melhor ainda. Como estamos falando de bater em um objeto inanimado, o efeito é libertador, realmente, pois dessa maneira conseguimos nos livrar efetivamente de pensamentos e sentimentos negativos. Só é bacana aprender algumas técnicas antes, para não acabar se machucando.

4 – Abrace as tarefas domésticas

Assim como as pessoas à nossa volta podem nos fazer mal, um ambiente bagunçado demais também interfere na forma como nos sentimos. Por isso, escolha suas músicas favoritas, tome um banho de ânimo e encare as tarefas domésticas de frente. Pode não parecer a coisa mais divertida do mundo fazer aquela faxina que seu quarto tanto necessita, mas o processo de organizar coisas é terapêutico, e a sensação de dever cumprido, que vem logo em seguida, é melhor ainda.

5 – Ouça a voz da dúvida e prove que ela está errada

Todos nós temos nossos momentos de falta de confiança, de receio e de medo, mas se você ouvir apenas esse lado do seu inconsciente, estará deixando as portas escancaradas para a ansiedade. Trabalhe a seu favor, entenda que, de vez em quando, situações intimidadoras acontecerão, e o máximo que você pode fazer é enfrentá-las de cabeça erguida e aprender com cada uma delas.

Na verdade, busque mais situações que normalmente você costuma evitar. Se você tem problemas em fazer amigos, se coloque em situações nas quais precise falar com novas pessoas, como em aulas extracurriculares. Pode ser estranho no começo, mas não será nada grave a ponto de fazer com que você morra ou corra perigo. Cada adversidade serve para nos ensinar alguma coisa e, com o passar do tempo, é provável que você esteja bem o suficiente para não sofrer com o tipo de situação que deixava sua mente em pânico no passado. Se a situação for pior, considere procurar tratamento psicológico – ele ajuda muito mais do que você imagina.

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