Você sabe quais são os 10 fatores necessários para morrer bem?
99
Compartilhamentos

Você sabe quais são os 10 fatores necessários para morrer bem?

Equipe MegaCurioso
Último Vídeo

Existem assuntos que nós, geralmente, não debatemos, seja por não pensarmos muito nele ou pelo conteúdo em questão ser um tanto polêmico. A morte, sem dúvidas, está entre estes temas. Mesmo sabendo que ela é certa, você já parou para refletir sobre como gostaria de morrer?

Pode parecer estranho, mas pesquisadores revelaram os principais pontos relacionados a uma “boa morte”. Para chegar a estas conclusões, eles entrevistaram diversos grupos, entre eles pacientes com pouco tempo de vida e seus familiares, além de profissionais da área da saúde.

Dez temas centrais foram identificados:

  1. Preferências por um processo de morte específico
  2. Estar livre de dor
  3. Religiosidade e espiritualidade
  4. Bem-estar emocional
  5. Não deixar pendências em vida 
  6. Preferências por alguns tratamento
  7. Dignidade
  8. Família
  9. Qualidade de vida
  10. Relação com o prestador de cuidados de saúde

Estudo mostra o que pacientes em fase terminal pensam sobre a morte

Os três pontos mais importantes para todos os grupos foram a escolha do tipo de morte, não sentir dor e o bem-estar emocional. Eles também salientaram a importância da religiosidade e da espiritualidade, da presença da família e de ter questões concluídas em vida.

Para o Dr. Emily Meier, da Universidade da Califórnia, clinicamente, existem muitas diferenças entre as escolhas dos pacientes, de suas famílias e dos prestadores de serviços de saúde quando chega esse momento tão delicado. Por isso, é importante saber o que aquela pessoa quer e tentar atender a esses desejos.

Pode parecer chocante perguntar a uma pessoa sobre a sua morte, mas, segundo Dr Dilip Jeste, essa atitude pode dar ao paciente uma sensação de segurança e controle da situação.

Como seria uma morte tranquila?

O estudo foi realizado depois da divulgação de um relatório chocante, o qual aponta que milhares de pacientes são deixados com dores em suas horas finais, pois os médicos não oferecem os remédios precisos.

Outro ponto importante é deixar que estes pacientes terminais passem os seus últimos dias em casa, com a companhia e o apoio da família.

*Publicado em 04/04/2016

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.