6 métodos funcionais para influenciar pessoas
140
Compartilhamentos

6 métodos funcionais para influenciar pessoas

Equipe MegaCurioso
Último Vídeo

Não há como negar: todos nós somos influenciados ou influenciamos alguém em determinado momento, com ou sem consciência disso. Quando você recebe um desconto especial ao assinar um contrato de TV por assinatura, por exemplo, está sendo influenciado. Ao visitar a casa da família da pessoa com quem está namorando, você leva uma garrafa de vinho para o jantar e, dessa maneira, está influenciando.

Nem sempre esses pequenos gestos ou agrados trazem o resultado esperado, evidentemente. Às vezes a operadora liga tantas vezes para o cliente, na tentativa de convencê-lo a aceitar a promoção, que acaba causando irritação; e às vezes a família da pessoa com quem você está namorando não consome qualquer tipo de bebida alcoólica.

Em um artigo publicado no Psychology Today, o psicólogo e escritor Douglas T. Kenrick analisou os estudos de Bob Cialdini, que, ao longo de sua carreira acadêmica, observou a forma como as pessoas são influenciadas e, além disso, obviamente testou se suas observações estavam, de fato, corretas. Ao longo de anos de estudo, Cialdini chegou a uma série de seis fatores que considera fundamentais em termos de influência. Veja:

1 – Autoridade

Tendemos a acreditar em alguém que demonstra ter autoridade e real conhecimento a respeito do que está falando, não é mesmo?

Fonte da imagem: Shutterstock

2 – Impressão de ser uma pessoa amigável

Ou você dá ouvidos a alguém de quem não gosta? Quando agimos de forma amigável, tendemos a influenciar mais as pessoas.

Fonte da imagem: Shutterstock

3 – Reciprocidade

É o que faz com que alguém tenha a sensação de “estou em dívida com você”. Provocar isso é uma forma de causar influência.

Fonte da imagem: Shutterstock

4 – Consistência

Manter um discurso consistente significa demonstrar comprometimento com relação àquilo que você pensa e acredita.

Fonte da imagem: Shutterstock

5 – Consenso

Tendemos a acreditar naquilo que a maioria das pessoas acredita também, afinal a ideia de que algo é popular nos é atraente.

Fonte da imagem: Shutterstock

6 – Exclusividade

Se você faz com que uma pessoa se sinta especial ou exclusiva, ela possivelmente será influenciada por você.

Fonte da imagem: Shutterstock

***

Você acha que consegue influenciar pessoas? Comente no Fórum do Mega Curioso

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.