Confira a incrível demolição de viaduto com 3,5 quilômetros de extensão

23/05/2013 às 09:461 min de leitura

Você já deve ter visto por aqui a demolição de diversas estruturas, mas a explosão que você vai assistir no vídeo a seguir é especialmente interessante. Isso porque, além de se tratar de um viaduto com mais de 3,5 quilômetros de extensão, os engenheiros responsáveis tiveram que tomar uma série de cuidados, já que ele se encontra em uma área densamente povoada. Você pode ativar as legendas em português no menu:

De acordo com o site The Atlantic Cities, o viaduto de Zhuan-yang, localizado em Wuhan, na China, que havia sido construído há 16 anos e contava com duas vias, foi demolido para dar lugar a uma nova estrutura mais moderna e maior, com seis vias de tráfego. Contudo, sob o tal viaduto passam várias estações de distribuição de gás e, como você pode imaginar, gases e explosivos são uma combinação bem perigosa.

Além disso, ao longo da ponte também passam linhas de transmissão de energia, sem contar que uma explosão mal planejada poderia provocar graves danos às inúmeras residências e edifícios que rodeiam o viaduto. Outra questão, claro, eram os possíveis ferimentos que pedaços de concreto poderiam causar se entrassem voando pelas janelas.

Poeira para debaixo do tapete

Para evitar danos colaterais — no que se tornou o maior projeto de demolição já executado na China —, os engenheiros cobriram toda a superfície do viaduto com uma espécie de tapetão, que foi preso com arames e inúmeros sacos de areia e bolsões de água para evitar que ele voasse pelos céus durante a explosão.

Dessa forma, com o uso desse tapete, a equipe evitou que pedaços de concreto atingissem as estruturas vizinhas, enquanto os sacos de areia e os bolsões de água evitaram que a poeira se espalhasse por todas as partes. E, caso você esteja curioso para saber quanto tempo demorou para que o viaduto fosse demolido, todo esse trabalho serviu para ser concluído em menos de meio minuto!

Imagem

Últimas novidades em Estilo de vida

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: