Frio extremo provoca terremotos barulhentos no Canadá
254
Compartilhamentos

Frio extremo provoca terremotos barulhentos no Canadá

Último Vídeo

Você deve estar acompanhando as notícias sobre a terrível onda de frio que vem castigando a América do Norte. E não é para menos, pois até um vórtice polar atingiu a região, congelando tudo o que encontrou pelo caminho. Acontece que condições climáticas tão extremas ocasionam uma variedade de complicações e, de acordo com o RT News, em algumas regiões do Canadá inclusive foram registrados terremotos.

Segundo a publicação, inúmeros residentes dos arredores de Toronto e Ontário foram acordados na madrugada da última sexta-feira com o forte barulho de explosões seguido de tremores de terra de baixa magnitude. Esse tipo de sismo ocorre quando a água e a umidade presentes no solo são congeladas rapidamente, mas, por sorte, não representa muito risco para a população.

Explosão barulhenta

Fonte da imagem: Reprodução/RT News

Para entender melhor como tudo isso se manifesta, pense no que acontece quando esquecemos uma garrafa de vidro cheia de água no freezer: durante o processo de congelamento, o líquido se expande, rompendo o recipiente, não é mesmo? No caso do Canadá, a expansão provoca fissuras no solo, e os ruídos são tão altos devido à proximidade com a superfície.

Esse fenômeno é incrivelmente raro, e Geoff Coulson, meteorologista do Ministério do Meio Ambiente do Canadá, revelou que esta foi a primeira vez em 30 anos que ele presenciou esse tipo de sismo. Mas com temperaturas de -20°C como as registradas em Toronto, os terremotos estão se tornando mais recorrentes.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.