Ciência
24/11/2017 às 13:40•3 min de leitura
No início do século XXI, a comercialização dos celulares aumentou consideravelmente, e junto com ela alguns mitos e fatos começaram a ser produzidos. Você sabia que já existe até doença causada pelo medo de ficar sem usar seu smartphone? Confira a nossa lista e descubra algumas curiosidades sobre eles.
Isso mesmo! A Nokia lançou o celular em 2003, e ele foi um enorme sucesso de vendas. Os diferenciais do aparelho incluíam ser muito resistente, à prova d’água e colorido. O dispositivo atingiu a marca de 250 milhões de unidades por todo o mundo.
Não! Esse, inclusive, é um dos mitos mais comentados nos fóruns de ajuda. Hoje em dia, os aparelhos produzidos possuem uma tecnologia que simplesmente corta o recebimento de energia ao completar 100% de carga. Portanto, pode dormir tranquilo com ele na tomada.
A quantidade de “nomofóbicos” só aumenta. A dúvida é: o que é “nomofobia”? É o medo ou angústia de não conseguir se comunicar usando um celular. Se aquela sensação ruim de deixar o celular em casa ou no carro começar a ser muito intensa e incontrolável, recomendamos que você procure tratamento, pois pode ser um sinal de doença.
Outra lenda muito discutida por todo o mundo. Mas calma, não precisa se preocupar, pois você não vai desenvolver câncer por utilizar demais seu aparelho. Os smartphones emitem radiação – isso é um fato – mas a quantidade é mínima, insuficiente para fazer mal à saúde.
Com certeza seu aparelho é mais potente que os computadores utilizados pela NASA na década de 60 para controlar a espaçonave que levou o primeiro homem à Lua. Na época, o aparelho da agência tinha apenas 64 Kb de memória, o que, hoje em dia, não iria armazenar nem uma foto.
Infelizmente, essa informação é verdadeira. Existem cerca de 7 bilhões de pessoas ao redor do mundo e 6 bilhões de aparelhos. Teoricamente, apenas 1 bilhão de habitantes não possuem celular. O problema é que: apenas 4,5 bilhões de pessoas dispõem de um vaso sanitário em sua casa. Isso é algo que deveria mudar, não é?!
Terrível pensar isso, mas é outra verdade inconveniente. Em média, um celular possui 18 vezes mais bactérias do que um vaso sanitário. Isso acontece devido ao fato de você o utilizar o dia inteiro, pegando com as mãos, guardando no seu bolso e expelindo germes na hora de falar. Não existe um grande risco de vida, mas que é um pouco nojento, ninguém pode negar.
O tamanho do poder do mercado de smartphones é absurdo! Em 2012, as vendas de iPhones renderam mais que US$ 22 bilhões. Esse valor é mais alto que o acumulado no ano com todos os produtos da Microsoft juntos, que alcançou US$ 17 bilhões.
Não vamos tratar do preço. O fato é que o sistema desenvolvido pela Google possui 92,1% dos aparelhos no Brasil, segundo dados divulgados pela Kantar Wordpanel. Em segundo lugar está o iOS, com 4,3%, seguido pelo falecido Windows Phone, com 3,3%.
A liderança não é local, mas mundial. Mesmo que a folga seja menor, ela é considerável. Aproximadamente 76,3% dos smartphones em todo o mundo utilizam o sistema operacional da Google. Já os iPhones possuem pouco mais de 22% do mercado.
As marcas chinesas estão chegando. Começamos pela Coreana Samsung, que é líder do mercado mundial, com 21% dos aparelhos vendidos. Entretanto, quem imagina que a Apple é a segunda colocada está errado! A Huawei possui um pouco mais de 12% dos dispositivos, ultrapassando a Maçã, que possui cerca de 11%.
Podemos ver o quão grande é a influência dos smartphones e de suas empresas em nosso dia a dia. O blog do bemmaisseguro.com foi a inspiração para esta matéria. E aí, o que você achou dessas curiosidades? Deixe sua opinião nos comentários.