Buracos estranhos aparecem no Ártico e não se sabe ao certo o que eles são

25/04/2018 às 12:102 min de leitura

Você viu as três manchas circulares que aparecem na imagem acima? Calma que nós vamos incluir uma foto melhor a seguir, mostrando a área toda, mas, elas foram avistadas no Ártico durante um sobrevoo realizado por cientistas da NASA em uma aeronave de pesquisas da agência espacial em meados de abril. Confira:

Formações misteriosas(Earth Observatory/NASA)

Buracos misteriosos

Mais especificamente, os cientistas estavam conduzindo observações para a realização de levantamento anual dos polos quando avistaram as tais manchas. Elas, na verdade, consistem em três buracos que foram descobertos em uma região congelada do mar de Beaufort — que se encontra ao norte do Alasca e dos Territórios do Noroeste e do Yukon, no Canadá — e, segundo confessou John Sonntag, um dos pesquisadores envolvidos no estudo, ele não se recorda de ter visto nada parecido antes.

Ninguém sabe dizer ao certo o que os buracos são ou como se formaram. Mas, é claro que existem teorias! E se você está esperando ler que eles foram criados por alguma criatura desconhecida — terrestre ou extraterrestre —, por seres que habitam o centro da Terra ou por um fenômeno cataclísmico misterioso, sentimos em informar que a alternativa mais “coerente” apresentada até agora não é especialmente mirabolante ou fantástica. Pena, né?

Teorias

Você reparou que os buracos são relativamente circulares e apresentam uma área radial nas bordas? Conforme observaram alguns cientistas, uma possibilidade é que eles tenham sido criados de baixo para cima, por focas que foram abrindo caminho pela camada de gelo para respirar na superfície.

FoquinhaFoca-anelada (Wikimedia Commons/NOAA Fisheries)

Esse tipo de comportamento é comum em algumas espécies, que abrem orifícios quando se deslocam nadando sob as camadas de gelo. Aliás, existe uma espécie em especial, a foca-anelada (Pusa hispida), que é dotada de garras poderosas e já foi observada abrindo buracos através de mais de dois metros de gelo.

Com relação às manchas radiais que podem ser vistas ao redor dos buracos, os cientistas têm uma teoria para elas também! Eles acreditam que, ao conseguir romper o gelo e nadar até a superfície, as focas teriam empurrado água do mar através da abertura — que se espalhou ao redor e acabou derretendo a neve e se congelando novamente.

Outra possibilidade proposta é que os buracos tenham sido criados devido ao movimento de convecção — que traz correntes marinhas mais cálidas para a superfície, derretendo o gelo. As duas opções são válidas, mas os cientistas não determinaram ainda o que, exatamente, criou as curiosas aberturas. E você, caro leitor, tem algum palpite?

Confira algumas matérias relacionadas:

***

Sabia que fãs de filmes e séries agora estão no Clube Minha Série? Neste espaço, você também pode escrever e encontrar outros especialistas sobre seus programas favoritos! Acesse aqui e participe.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: