Você já viu uma seta que aponta só para um lado?
665
Compartilhamentos

Você já viu uma seta que aponta só para um lado?

Último Vídeo

Um espelho retrovisor de carro, que na verdade passa uma sensação de distância diferente da real, ou pessoas que precisam de óculos para enxergar. Vivemos rodeados por ilusões de ótica, mas a diferença é que nos habituamos a essas situações, por opção ou não, e não existe problema algum nisso.

Os exemplos citados acima são realmente úteis, mas algumas dessas ilusões são criadas com o único motivo de derreter nosso cérebro. Veja esse vídeo abaixo e tente descobrir como essa seta aponta sempre para a direita.

1

Impressionante, não? Esse objeto foi criado pelo matemático japonês Kokichi Sugihara, conhecido por desenvolver ilusões semelhantes. Ele se destaca pela confecção de objetos em 3D, que parecem violar as leis do Universo, quando o mais comum é encontrarmos ilusões de ótica feitas em 2D. Mas a pergunta continua: como pode essa flecha sempre apontar para o mesmo lado?

explicação está no formato do objeto, que visto de cima até é simétrico. Através de suas habilidades como matemático, Sugihara projetou esse objeto que muda de formato conforme o ponto de vista. As ondulações presentes no topo da “seta” fazem com que um lado pareça mais fino do que o outro, se visualizada no ângulo certo; quando seu cérebro tenta associar o objeto a algo que já viu antes, a mágica acontece: uma seta aparece.

2

Mesmo quando o objeto é posicionado em um espelho, o lado indicado se mantém, mas agora a direção eterna é a esquerda.

Esperamos que setas como essa não sejam utilizadas por aí, pois não seria possível nos acostumarmos a uma ilusão de ótica assim, não acham?

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.