Ciência
15/05/2018 às 10:01•2 min de leitura
Um caso inusitado aconteceu em 1990: um caçador estava no Parque Estadual Yellowwood, nos EUA, quando viu uma enorme pedra na copa de uma árvore com 25 metros de altura. Intrigado, ele contou para amigos e eles encontraram mais duas árvores com pedras que chegam a pesar 100 kg em seus topos! A primeira hipótese é de que as pedras cresceram junto com a árvore, mas, por serem pedras muito pesadas, as plantinhas quando jovens não teriam ramos que as suportassem. Assim, é mais provável que alguém as tenha colocado lá em cima por algum motivo.
Em 2016, o arqueólogo Semir Osmanagich encontrou uma estranha esfera de pedra perto da cidade de Zavidovici, na Bósnia. Ela tem um raio de 1,5 metro e pesa 30 toneladas, sendo a maior pedra da Europa. Acredita-se que ela seja o resquício de uma antiga civilização – uma espécie de totem – que teria vivido por ali há 15 mil anos. Porém, ninguém sabe o que ela é exatamente...
Inúmeros tubos de ferro com diâmetros de até 40 cm foram encontrados penetrando fundo em encostas nos arredores do Monte Baigong, na China. Análises mostram que eles teriam 5 mil anos de idade, mas ninguém sabe quem os colocou ali. Existem teorias que se tratam de antigos sistemas de abastecimento de água, mas não se sabe se essa era a real função. Os tubos foram encontrados em 1996 e atraem turistas até hoje.
Um estranho vídeo viralizou em 2015: um motorista de caminhão viu algo estranho passando ao lado de uma floresta, em Defiance, nos EUA, e resolve analisar mais de perto. Tratava-se de uma árvore preta por fora e que queimava apenas em seu interior. Por conta disso, ela foi chamada de Árvore do Diabo, mas especialistas apontam que isso não é tão incomum assim, acontecendo quando uma planta desse porte é atingida por um raio, queimando apenas por dentro.
Já imaginou topar com uma desgastada máscara de bronze semienterrada pertinho de casa? Foi o que aconteceu com um usuário do Reddit, que topou com o estranho objeto no estado no Minnesota, nos EUA. Ele levou a máscara até um museu para ser analisada e descobriu que ela, na verdade, não valia muita coisa: provavelmente se tratava de um trabalho escolar que alguém achou bom jogar por ali... Mesmo assim, o cara resolveu guardar por achar inusitado.
***
Sabia que fãs de filmes e séries agora estão no Clube Minha Série? Neste espaço, você também pode escrever e encontrar outros especialistas sobre seus programas favoritos! Acesse aqui e participe.