publicidade

Você ouviu falar de um alerta sinistro descoberto no Google Tradutor?

20/07/2018 às 10:372 min de leitura

É bastante provável que você já tenha usado a ferramenta de tradução do Google para conferir o significado de alguma palavra ou verificar o sentido de uma frase mais complexa. No entanto, existem pessoas por aí com muito — mas muito — tempo livre (e pouca louça para lavar) que ficam digitando sequências aleatórias no campo de pesquisas do Tradutor para ver o que acontece e, recentemente, em uma dessas brincadeiras, alguém descobriu uma mensagem bastante estranha.

Bizarro

De acordo com Brett Tingley, do site Mysterious Universe, o caso foi compartilhado nesta semana no Reddit — um site de discussões de conteúdo circulando na internet — e, segundo os usuários, ao digitar a palavra “dog” (cachorro) 20 vezes no Google Tradutor e pedir que a ferramenta traduzisse do havaiano para o inglês (nós falamos que se trata de gente com muito tempo sobrando!), surgia um alerta sobre a iminência do fim do mundo. Veja um print a seguir:

Mensagem de alertaPense no tempo que a pessoa não gastou... (Mysterious Universe)

Como você deve ter notado pela captura de imagem acima, a tradução obviamente não consiste em a palavra “cachorro” repetida 20 vezes em havaiano — que, caso você tenha ficado curioso, é ka'ilio. Em vez disso, de acordo com os usuários do Reddit, a ferramenta do Google devolveu a seguinte mensagem:

*Considerando que estamos falando em mensagens malucas supostamente produzidas pelo Google Tradutor, nós aqui do Mega Curioso achamos que seria divertido usar a ferramenta para converter o texto do inglês para o português. Então, segue a cópia literal do que o oráculo entregou:

Mensagem do GoogleFoi isso o que o "Oráculo" disse...

No texto acima, o termo “Relógio do Apocalipse” provavelmente se refere ao Relógio do Juízo Final, sobre o qual já falamos aqui no Mega Curioso e que, no comecinho do ano, foi adiantado em 30 segundos e, atualmente, marca 23h58, ou seja, 2 minutos para o “fim do mundo”. E não adianta abrir o Google correndo e tentar recriar a tradução do print, porque a anomalia já foi eliminada — e ninguém sabe o que a coisa toda representa.

Oráculo confuso?

Conforme explicou Brett, depois que a tradução foi compartilhada no Reddit, vários usuários do site apontaram que já tinham visto outras mensagens de alerta estranhas surgirem após a digitação de sequências de palavras. Outras pessoas que participaram da discussão também revelaram ter ouvido boatos de que a ferramenta seria utilizada na troca de mensagens secretas entre funcionários de agências de inteligência e coisas do tipo.

Teve, ainda, quem apontou que a ferramenta de tradução se baseia em redes de inteligência artificial que fazem varreduras em textos acadêmicos e outros conteúdos online para encontrar as melhores traduções. Portanto, sequências de palavras repetidas e sem qualquer sentido podem fazer com que os “robozinhos” do oráculo fiquem confusos e criem essas doideiras.

Ademais, Brett apontou que o Google Tradutor também permite o envio de sugestões de tradução — o que significa que existe uma brecha que a turma que adora uma trollagem pode usar para disseminar zoeiras e teorias da conspiração. E o que seria das nossas rotinas monótonas sem uma boa dose dessas bobagens para dar uma agitada nas coisas, né?

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

publicidade

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: