Ciência
03/08/2018 às 08:00•2 min de leitura
Quem cresceu assistindo a desenhos japoneses provavelmente já sentiu vontade de ser um ninja, guerreiro das sombras que aparece para acabar com os inimigos quando eles menos esperam, utilizando de forma natural nunchakus e shurikens.
Pelo jeito, muita gente tem esse sonho e treina diariamente para isso, pois, após um anúncio feito pela cidade japonesa de Iga, 115 pessoas de todo o mundo entraram em contato com autoridades perguntando sobre a vaga de emprego.
Tudo começou após um programa de rádio, veiculado nos EUA, anunciar que a cidade de Iga, no Japão, estava sofrendo para expandir o turismo na região, que é baseado nos guerreiros ninjas. Os planos da localidade incluíam a construção de um segundo museu dedicado aos guerreiros, mas uma queixa se referia à dificuldade de se obter mão de obra por lá, incluindo ninjas performáticos para entreter os visitantes.
A notícia também incluía a especificação de que, no Japão, um ninja fictício poderia ganhar entre 2 e 7 mil dólares por mês. Mesmo sem a confirmação de que as vagas estavam realmente abertas, começaram a ser compartilhadas por redes sociais informações de que os japoneses estavam em processo de contratação e oferecendo um salário de 7 mil dólares mensais, com o complemento de que não existiam pessoas na cidade aptas a realizar o serviço.
Isso levou 115 pessoas, de 23 países diferentes, a entrarem em contato com autoridades locais, solicitando informações sobre a oportunidade. O chefe de estratégias para o turismo, Motoyoshi Shimai, conta que “a maioria das questões eram sobre se estávamos realmente contratando, mas houve alguns que nos pediram para contratá-los e tentaram se promover”.
Há uma infinidade de destinos turísticos no mundo, e conseguir se sobressair em relação aos mais populares pode ser um desafio. Apesar da confusão, as autoridades de Iga aproveitaram o comunicado que emitiram, explicando a realidade sobre a contratação de ninjas, para apresentar ao mundo suas belezas.
Na declaração, eles esclarecem que não estão contratando ninjas, mas os guerreiros surgiram na cidade e é possível viver uma experiência incrível visitando o museu em homenagem a eles. Há diversas lojas especializadas na venda de trajes característicos, bem como um festival anual, onde é possível lançar shurikens e atirar com zarabatanas.
***
Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!