Pescadores noruegueses encontram baleia com coleira russa

Pescadores noruegueses encontram baleia com coleira russa

Último Vídeo

Uma cena bastante incomum chamou a atenção de um grupo de pescadores noruegueses recentemente. Uma baleia, usando uma espécie de coleira, nadava entre os barcos mordendo cordas e outros equipamentos, como se quisesse chamar a atenção deles.

Um acessório estranho

Avisado pelo grupo, o biólogo marinho Joergen Wiig, que trabalha como inspetor para a Diretoria Norueguesa de Pesca, tratou de investigar de perto a insólita situação. Ao retirar a coleira do corpo do animal, da espécie Beluga (Delphinapterus leucas), Wiig e seu time notaram a inscrição "Equipe de São Petesburgo" gravada na peça. 

 

Imagem: Fayer Wayer

Segundo os biólogos, esse tipo de equipamento não é utilizado por pesquisadores da vida marinha noruegueses, tampouco por seus colegas russos, uma vez que é desconfortável e pode provocar danos à saúde do animal. Seria então um aparato militar? É possível, mas ainda não ha provas disso.

De qualquer modo, segundo Wiig, militares noruegueses demonstraram grande interesse na tal coleira, que parece ter sido colocada na baleia para servir de suporte para uma câmera ou algo do gênero.

Baleia adestrada

O que os biólogos conseguem afirmar é que se trata de um animal habituado ao convívio humano, possivelmente adestrado, pois em nenhum momento esboçou reação negativa à aproximação da equipe, mostrando-se dócil todo o tempo.

Imagem:  Joergen Ree Wiig/ Norwegian Direcorate of Fisheries Sea Surveillance 

Essa docilidade, no entanto, é preocupante para o futuro da baleia misteriosa. Essa Beluga, provavelmente, passou a maior parte da vida em cativeiro sendo alimentada por humanos, solta no mar, pode encontrar dificuldades em obter o próprio alimento como fazem as baleias na vida selvagem.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.