Ciência
23/09/2019 às 14:00•2 min de leitura
Na rede social Weibo, uma espécie de Twitter chinês, um vídeo rapidamente se tornou viral ao exibir um “monstro” que estaria habitando o famoso rio Yangtzé, na China. O vídeo exibe o que parece ser uma longa criatura negra, como uma espécie de cobra mutante.
Apesar das especulações, especialistas acreditam que há uma explicação bem mais simples do que uma cobra monstruosa no local.
No vídeo, que rapidamente ultrapassou seis milhões de visualizações, vemos o que parece ser uma cobra ou enguia gigante nadando, além de muitos moradores por perto, tentando decifrar o que seria aquela forma.
Em meio a teorias na internet, até chegaram a postar a hashtag “#ThreeGorgesMonsterPhotos” (Fotos do monstro de três gargantas, em português), e para nos dar alguma luz, especialistas começaram a comentar o que poderia ser.
Em um canal no YouTube, o professor Wang Chufang disse que provavelmente não é uma nova espécie, mas apenas uma cobra d’água. Em contrapartida, na internet, pessoas discutem a possibilidade de fatores externos, como a poluição, fazerem uma cobra nascer do tamanho que aparece no vídeo.
Enquanto isso, outro vídeo mostrou o “monstro” de um ângulo diferente, despertando a possibilidade de o que é visto nem ser realmente um ser vivo.
Em uma entrevista, o biólogo Ding Li afirmou que o que era visto não era nem uma cobra, enguia ou um tipo de monstro, mas sim apenas um objeto flutuando. A possibilidade foi reiterada ainda por uma foto, publicada pouco depois, de um pedaço grande de tecido preto nas pedras do rio, próximo de onde foi visto o “monstro”.
O mais longo rio de toda a Ásia, com 6,3 mil km de curso, é o 3º maior do mundo. Porém, por conta do aumento da poluição na China, não há uma grande diversidade de fauna marinha no local.
Atualmente, o maior animal conhecido que existe no rio é a Salamandra-Gigante-da-China, que pode chegar a até 1,8 m de comprimento, e é a maior espécie de anfíbio conhecida no planeta.