3 curiosidades sobre a Hora das Bruxas

25/10/2019 às 09:002 min de leitura

Por sua natureza misteriosa, no imaginário popular, as bruxas agem em meio à escuridão. Crenças e lendas populares sobre a Hora das Bruxas, também chamadas de "Hora Mágica", variam de um lugar para outro, embora seja possível encontrá-las da Europa ao Oriente Médio.

No geral, a Hora das Bruxas é o momento do dia em que os poderes de criaturas e entidades sobrenaturais, como demônios, fantasmas ou bruxas, ficam mais fortes e eficazes. Em todos os casos, esse momento do dia corresponde a horas noturnas. Existem muitos exemplos na literatura em que a meia-noite é mencionada como aquele momento mágico. A meia-noite solar é o horário oposto ao meio-dia solar e, através desses dois marcos, seria possível traçar um eixo que liga o mundo no qual geralmente nos movemos com outros mundos que ganham vida nesse instante. 

Fonte: Divulgação/Pixabay?????

Muitas pessoas acreditam que a visão de criaturas misteriosas significa mau presságio e, em muitos casos, a morte prematura. Por outro lado, a medicina popular acredita que as ervas coletadas na Hora das Bruxas têm seus efeitos potencializados. Confira outras curiosidades que nós aqui do MegaCurioso selecionamos: 

1. Noites mágicas 

Os aspectos sobrenaturais da Hora das Bruxas, de acordo com a tradição cristã, aumentam significativamente em algumas noites específicas do calendário, como a véspera de Natal, véspera de Ano Novo e véspera da Sexta-feira Santa, por exemplo.

Em muitos lugares da França e da Boêmia acreditava-se, por exemplo, que à meia-noite do dia anterior ao Natal, a água se tornava vinho e os animais que estavam nos estábulos começavam a falar como se fossem pessoas.

2. Hora do Diabo 

Uma das curiosidades da Hora das Bruxas está relacionada à Hora do Diabo. Em muitos lugares, a Hora das Bruxas decorre entre meia-noite e 2 horas da manhã. Já a Hora do Diabo é considerada a hora oposta do dia às 15h. Isso porque, segundo a tradição cristã, é o momento em que Jesus morreu na cruz.

Fonte: Divulgação/Pixabay

Entre 3 e 4 da manhã, para a tradição cristã, a atividade sobrenatural aumenta significativamente porque esse é o intervalo de tempo das "Horas Canônicas", tradição de orações que foram criadas durante a Idade Média nos mosteiros para um tempo de conexão com Deus. Naquele tempo, mulheres que eram encontradas sozinhas na rua sem que houvesse uma razão clara para ficarem fora de casa eram acusadas de bruxaria.

A psicologia atual parece ter encontrado uma explicação para todas as aparições que parecem ter ocorrido ao longo dos séculos na chamada Hora das Bruxas. Especialistas dizem que esses tipos de relatos são mais comuns entre 2 horas e 4 horas da manhã, o que corresponde ao aumento da melatonina, hormônio responsável pela regulação do sono, e que naturalmente atinge seu pico por volta das 3 horas da manhã.

3. Significado atual da Hora das Bruxas

Surpreendentemente, hoje, se você ouvir um corretor falar sobre a Hora das Bruxas, ele não estará se referindo a nenhuma atividade mágica, mas sim ao mercado de ações. A "witching hour" é conhecida como a última hora de negociação da bolsa de valores, quando o mercado de futuros e opções estão expirando e o volume de negócios sobe de tal forma que os preços variam muito. O termo se encaixa perfeitamente na situação, já que nesse curto período de tempo quem negocia melhor — praticando ou não feitiçaria  se torna mais poderoso. 

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: