'Garota fantasma': a misteriosa série de fotografias russas

27/05/2021 às 09:002 min de leitura

Desde antes da Revolução Bolchevique, durante o reinado do último imperador Nicolau II, uma garotinha aparece em diversas fotos antigas em marcos históricos da cidade de Krasnoyarsk, na região central da Rússia.

Sempre séria e com uma longa trança sob um grande chapéu, especula-se que a garota possuía entre 8 e 10 anos de idade. O Museu Regional de Lore Local, em  Krasnoyarsk, preserva 20 fotos e quatro negativos de vidro em que a garota aparece. Por mais de um século a sua presença nas fotografias permaneceu invisível, mesmo com suas fotos sendo veiculadas em cartões-postais da cidade.

(Fonte: Pinterest/Reprodução)(Fonte: Pinterest/Reprodução)

A "garota fantasma", como ficou conhecida, não é o ponto focal das imagens onde aparece, apenas um detalhe intrigante, como acontece na foto da famosa ponte ferroviária de Krasnoyarsk, que carrega a ferrovia Transiberiana sobre o Rio Yenisei, inaugurada em 1899.

Em outra captura, a "garota fantasma" está entre vários meninos em um seminário de professores da cidade, vestindo sua capa de cor clara e estilo imperial, um vestido escuro e seu familiar chapéu veleiro.

A anônima

(Fonte: Pinterest/Reprodução)(Fonte: Pinterest/Reprodução)

Foram os pesquisadores do Museu Regional de Lore que identificaram a garota pela primeira vez quando faziam o escaneamento das fotos. Os designers da empresa Bad Goards também perceberam o detalhe da garota anônima depois que pediram fotos da cidade do início do século XX. Intrigada, a empresa propôs tornar pública a história da "garota fantasma".

“Só com o auxílio de equipamentos modernos que conseguimos notar a garota. Quando você olha para as fotos antigas, você não a vê lá”, disse Illya Kuklinsky, pesquisadora sênior do museu. “Ela é bastante pequena. Só quando fizemos as digitalizações de alta resolução e ampliamos que a vimos perfeitamente”.

A tecnologia também ajudou a determinar que a menina nem sempre está usando a mesma roupa, que possui diferenças muito sutis. Apenas sua expressão sempre séria e sua pose que permanecem a mesma em todas as fotos.

(Fonte: Dani Evil/Reprodução)(Fonte: Dani Evil/Reprodução)

A Bad Goards também lançou uma caça pública pela identidade da garota fantasmagórica, mas até hoje ninguém conseguiu nenhuma pista. A maioria das imagens são anônimas, sendo que só algumas delas possuem a marca F. E. A.

“Achamos que ela pode ser filha do fotógrafo, ou sobrinha dele, mas não sabemos ao certo”, comentou Kuklinsky.

Algumas fotos chegaram ao museu através de uma coleção de Nikolai Grigorovski, proprietário de uma livraria em Krasnoyarsk antes da Revolução Comunista, sendo que um negativo de vidro com a garota veio do renomado fotógrafo Ludwig Yulyevich.

A "garota fantasma" é um mistério que pode não passar de um detalhe histórico ou guardar algo além.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: