Artes/cultura
23/11/2023 às 13:00•2 min de leitura
Desde setembro, moradores de Omagh, na Irlanda do Norte, têm reclamado de um zumbido estranho durante a noite, atrapalhando o sono e causando desconforto. As queixas chegaram às autoridades locais, mas até agora o ruído misterioso não teve a origem definida.
Em entrevista à BBC no dia 14 de novembro, o vereador Stephen Donnelly contou que o som começou a ser ouvido em uma pequena parte da cidade irlandesa, mas poucos dias depois passou a ser notado em outras regiões. Geralmente, ele surge entre meia-noite e 01h.
As pessoas que já escutaram o descrevem como um “zumbido persistente” e de baixa frequência, que uma vez detectado pelo ouvido não pode ser ignorado. Ele é diferente dos sons do trânsito e não parece ter como fonte as fábricas da área, de acordo com os relatos.
Omagh fica na região central da Irlanda do Norte. (Fonte: Wikimedia Commons)
Com as queixas sobre o ruído misterioso em Omagh crescendo e gerando repercussão mundial, o Conselho Distrital abriu investigação. Além de policiais, especialistas em som participam da apuração, apontada como desafiadora, devido ao tamanho da área em que o zumbido é ouvido.
Enquanto os investigadores não solucionam o mistério sobre o zumbido, os residentes têm suas próprias teorias para o fenômeno, como destaca o The Guardian. Equipamentos industriais, motor de algum veículo inovador e máquinas agrícolas são algumas das possíveis fontes citadas.
Resultado de atividades sísmicas ou de trabalhos em uma mina de ouro próxima a Omagh são outras origens comentadas, assim como o vento assobiando ao passar pelos conjuntos habitacionais daquela região. Algumas pessoas acreditam, ainda, que o som tenha relação com problemas nos transformadores devido às tempestades.
(Fonte: Getty Images/Reprodução)
Teorias malucas também não faltam, com algumas pessoas apontando a origem do som nas antenas 5G, em peixes e até em OVNIs. Parques eólicos, comunicações de baixa frequência entre submarinos e barulhos gerados por ondas no mar são outras hipóteses.
Por fim, há quem diga que o zumbido misterioso de Omagh não passe de um surto coletivo, já que muitas pessoas que moram na cidade escutam o ruído. Esta condição se caracteriza pela rápida reação em cadeia a determinados gatilhos, sem causa orgânica definida, podendo afetar um número considerável de indivíduos.
Casos semelhantes ao que tem acontecido na Irlanda do Norte já foram registrados em outros lugares, nas últimas cinco décadas. Há relatos em outras áreas do Reino Unido e também na Austrália, Estados Unidos e Canadá, em diferentes épocas, que também não tiveram solução até o momento.
Este tipo de fenômeno ficou conhecido como “The Hum”, devido ao som da frequência emitida, causando um grande desconforto em quem ouve. Inúmeras teorias são apontadas quando se fala na origem do zumbido misterioso e mesmo com algumas pesquisas sobre o tema não foi possível ter certeza em relação à origem.