Super-Homem? Saiba quem são os super-heróis de antigamente

21/06/2013 às 10:443 min de leitura

Hoje, os super-heróis que habitam os gibis e as telas de cinema podem voar, lançar teias de aranha e se equipar com armaduras de alta tecnologia. Um dos mais icônicos desses super-heróis é o Super-Homem, capaz de utilizar uma força sobrenatural para causas nobres e derrotar seus inimigos.

Entretanto, há muitos séculos outros personagens destemidos eram referência para muitas pessoas, seja pelas suas ações ou pelos seus poderes. E todos possuíam algo em comum com o Homem de Aço: força sobre-humana. Confira alguns desses ícones da antiguidade:

Gilgamesh

Fonte da imagem: Reprodução/Discovery News

Apesar de ser uma representação real de um rei que reinou há mais de 4.500 anos na região do Iraque, Gilgamesh foi endeusado com o passar dos anos como alguém com superpoderes, de tamanho gigante e poderes divinos. Tal caracterização ocorreu em decorrência de seus grandiosos feitos, já que durante o reinado de Gilgamesh os sumérios conquistaram majestosa ascensão.

Ao estudar os contos mitológicos (e não os históricos) de Gilgamesh, conhecemos um rei que fazia uso dos seus poderes especiais em benefício próprio. Quando ele conhece Enkidu, um guerreiro lendário criado pelos deuses, Gilgamesh se juntou ao herói para encontrar os deuses que conceberam os dois. Depois de muitas batalhas em conjunto, Enkidu falece e Gilgamesh passa o resto dos seus dias tentando encontrar o segredo da imortalidade para se reunir com o companheiro.

Hércules

Fonte da imagem: Reprodução/Discovery News

Esse herói é bem conhecido, já que é um dos mais populares da cultura grega – e um dos mais parecidos com o Super-Homem. Também chamado de Héracles, o filho de Zeus foi dotado desde criança com uma força descomunal, matando no berço as duas serpentes que foram enviadas por Hera, esposa de Zeus, para matá-lo.

Entre seus inúmeros feitos, os mais conhecidos são os doze trabalhos de Hércules. Algumas dessas tarefas constituíam feitos nada fáceis, como estrangular o Leão da Neméia, matar uma hidra furiosa, modificar dois rios de lugar, ir até o mundo dos mortos e muitos outros desafios.

Aquiles

Fonte da imagem: Reprodução/Discovery News

Outro personagem do período clássico, Aquiles foi um dos principais nomes da Guerra de Troia. Quando criança, o semideus foi banhado por sua mãe em um rio onde adquiriu maior resistência às batalhas. Com o corpo protegido por esses poderes mágicos, Aquiles foi um esplêndido guerreiro.

Entretanto, assim como o Super-Homem tem as pedras de kriptonita como uma ameaça mortal, ele também possuía uma fraqueza fatal: o calcanhar. Ao ser atingido por uma flecha disparada por Páris, Aquiles morreu.

Sansão

Fonte da imagem: Reprodução/Discovery News

Esse personagem lendário vem do Antigo Testamento da Bíblia, também munido de forças sobrenaturais. A fonte de tais poderes está concentrada nos seus cabelos, que ao mesmo tempo são sua dádiva e sua fraqueza.

Ele foi enganado por Dalila, uma mulher que o traiu entregando-o aos seus inimigos. Sansão tornou-se escravo dos filisteus, ficou cego e seus cabelos foram cortados. Porém, quando os fios nasceram outra vez, ele se rebelou em um templo destruindo completamente o lugar e enterrando todos que lá se encontravam – inclusive ele próprio.

Beowulf

Fonte da imagem: Reprodução/Discovery News

Beowulf é o personagem de um poema épico anglo-saxão que se passa no norte da Europa. Segundo as lendas, sua força era maior do que a de 60 homens juntos e ele era capaz de matar monstros com as próprias mãos, sem ajuda de espadas ou facas.

A maioria dos inimigos enfrentados por Beowulf não são homens, porém criaturas grotescas, monstros e dragões. Como o Super-Homem, Beowulf faz sacrifícios pessoais em prol de um bem maior.

Cúchulainn

Fonte da imagem: Reprodução/Discovery News

Esse herói celta era filho de um deus (como de costume, são quase sempre filhos de deuses). Ele não é tão popular quanto Aquiles ou Hércules, porém possui mais semelhanças com esses dois além do pai.

Ele foi conhecido pela força colossal e pelas habilidades com espadas, sempre em busca da glória eterna. Faleceu perfurado pela espada mágica de um de seus principais inimigos, porém, quando viu o tamanho do ferimento, se prendeu a uma parede de pedra para poder morrer em pé. Hoje, ele é um personagem bastante cultuado na Irlanda.

E você, conhece outros heróis mitológicos que possuem algum tipo de semelhança com o Homem de Aço?

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: