
Estilo de vida
17/06/2011 às 09:38•1 min de leitura
Fonte: ecouterre.com
Acontece sempre que você faz aquela limpa geral no seu guarda-roupa: surgem algumas sacolas de blusas, calças, vestidos, tudo com muito tempo sem uso e sem destino. Geralmente, não temos um lugar específico para levar as roupas usadas e entregamos em igrejas e instituições de caridade. O que é ótimo e ajuda muita gente.
No entanto, nos Estados Unidos, mais precisamente em Nova York, existem (desde setembro de 2010) postos de coleta de roupas e acessórios, parecidos com pequenas guaritas, que ficam espalhados pela cidade. Lá, muitas pessoas não sabiam o que fazer com as roupas velhas e simplesmente jogavam no lixo. Agora, na hora de doar, é só se dirigir a um deles, que eles encaminham os itens para a central.
Cidadão prestigia o lançamento do projeto em 2010 - Fonte: ecouterre.com
Após uma triagem detalhada, as roupas em boas condições são vendidas para países mais pobres, por preços bem reduzidos. As outras peças que estão muito velhas e sem condições de uso são reaproveitadas e transformadas em tecidos para colchões e sofás. Uma forma inovadora e sustentável de reciclagem têxtil que poderá livrar os aterros de lixo da cidade de cerca de 190 mil toneladas de roupas (estatística da quantia encontrada nos locais em 2008). Por enquanto, são apenas dez postos de coleta, mas a meta é aumentar esse número para cinquenta unidades até setembro de 2011.