
Estilo de vida
05/07/2011 às 07:25•1 min de leitura
Fonte: Reprodução
O clássico filme “Breakfast at Tiffanys’s” inspirou diversas gerações com o figurino da bonequinha de luxo Audrey Hepburn. Em algumas das cenas, a atriz encantou homens e mulheres com um modelo de vestido preto desenhado por Hubert de Givenchy. A peça virou hit e seu modelo serviu de inspiração para a peça que é, até hoje, uma das mais indispensáveis em qualquer guarda-roupa feminino. Devido a esse fato, o vestidinho foi eleito como o principal ícone de estilo do século 20, de acordo com uma pesquisa realizada na Inglaterra pela seguradora Sheilas' Wheels.
O vestidinho preto, criado por Coco Chanel em 1926, estreou na Vogue daquele ano e libertou a cor preta do uso geralmente só atribuído aos funerais. Era o início da era do “pretinho básico”. O design e os formatos da famosa peça mudam com as tendências de cada época, mas a essência do “little black dress” continua sempre na moda.
O sketch do primeiro "little black dress" de Coco Chanel de 1926
Fonte: Reprodução
Na pesquisa, cerca de 1 mil britânicos foram entrevistados com a pergunta: “Qual o maior ícone de estilo do século passado e que sobrevive até hoje?”. O vestido preto ficou em primeiro lugar, passando na frente até do design da garrafa de Coca-Cola. Confira abaixo a lista completa apurada na pesquisa inglesa: