
Ciência
15/08/2011 às 12:52•1 min de leitura
Conservação do vestido de veludo. Fonte: hrc.utexas.edu
O clássico do cinema “...E o Vento Levou” completa 75 anos apenas em 2014, mas os preparativos para a comemoração já começaram. Alguns dos vestidos usados pela personagem Scarlett O’Hara (Vivie Leigh) estão sendo restaurados para uma futura exposição pelo Harry Ranson Center, entidade da Universidade do Texas.
O processo de restauração foi possível graças a uma campanha lançada pela organização em 2010, que arrecadou 30 mil dólares para o trabalho. Ao todo, cinco modelos serão recuperados: o vestido de cortina, o de veludo verde, o vermelho com plumas, o veludo azul e o do primeiro casamento da protagonista.
Vivien Leigh com o vestido de veludo.
Fonte: hrc.utexas.edu As peças fazem parte da coleção de David O. Selznick, produtor do filme, e foram adquiridas pelo Harry Ransom Center nos anos 1980. Devido ao desgaste com o passar do tempo, nem tudo poderá ser completamente recuperado.
O véu de casamento é um exemplo. Ele está tão frágil que provavelmente se desintegraria. O demasiado desgaste tem vários motivos: antes de chegar à entidade, os vestidos passaram por anos de turnê, décadas de lavagens a seco e aplicações de produtos químicos. Até o peso dos modelos agravou o processo de conservação.
Assim, quando eles chegaram ao Harry Ransom Center, sequer foram para exposição. É possível conferir os modelos apenas em uma mostra virtual. Para preservá-los o máximo de tempo possível, eles foram guardados em temperatura controlada, mas, para alguns danos, não havia mais jeito. O vestido de cortina, por exemplo, perdeu a coloração original em virtude do uso de desinfetante.
A entidade, no entanto, não tem o interesse em recuperar o tom original do modelo, pois seria como alterar a história, e essa não é a intenção da exposição.
O trabalho de recuperação até o evento acontecer promete ser longo. Enquanto 2014 não chega, vale conferir os vestidos na galeria: