Que tal vestir uma obra de arte e dançar por aí?

31/10/2011 às 15:121 min de leitura

Nick Cave – homônimo do músico famoso – é um artista americano que criou uma série de obras de arte que podem ser vestidas.

A coleção batizada de “Soundsuits” já vem sendo exibida desde 2004 em diversas cidades americanas. Mesmo se tratando de trabalhos de arte, Cave propõe um novo olhar para a arte, derrubando aquele mito da arte que deve ser admirada, mas sem tocar: a interação com as peças é requisito básico para entender e conhecer melhor as criações de Cave.

Como já indica o nome, trata-se de uma série de obras que podem ser literalmente vestidas (suits), além de terem um diferencial sonoro (sound) proveniente da escolha de materiais do artista para compor cada peça. Nick Cave usa desde gravetos, meias, tecidos, botões, bichinhos de pelúcia, adesivos, lantejoulas, fantoches e o que mais a imaginação permitir para montar suas criações.

undefinedFonte: Divulgação

A primeira peça dessa série foi um modelo oco, feito inteiramente de gravetos. Após finalizar a obra – que Cave imaginou ser uma instalação –, o artista notou que poderia vestir a peça. E mais ainda, ele notou que ao se mexer, os gravetos davam origem a sons interessantes. Assim o elemento sonoro passou a fazer parte da coleção.

Depois da primeira obra, Cave não parou mais. As criações que se seguiram foram além do primeiro propósito e o artista passou a prever o som como requisito da coleção. Ao associar as peças com músicas, e, consequentemente, com a dança, ele notou que a combinação dava ainda mais movimento à sua coleção. E fica a pergunta: você sairia dançando por aí vestido assim?

Desde figuras peludas e coloridas que se assemelham ao Abominável Homem das Neves até uma peça que une sete pessoas simultaneamente, confira as criações de Nick Cave na galeria:

Fonte
Imagem

Últimas novidades em Estilo de vida

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos

Pesquisas anteriores: