
Ciência
28/02/2012 às 10:41•2 min de leitura
Fonte: Asos
A pantalona é uma peça que foi a sensação dos anos 70, mas nunca saiu definitivamente das tendências, sendo que em algumas temporadas ela reaparece, deixando os looks superelegantes.
Eis que ela voltou a ser a sensação na moda, fazendo bonito nos corpos das fashionistas antenadas, em desfiles nacionais e internacionais, nas escolhas das celebridades e nos looks do dia a dia de mulheres de bom gosto.
A pantalona não é só uma referência dos anos 70, ela já aparece na moda mundial desde os anos 20, sendo uma modelagem que apareceu inclusive nos últimos desfiles da Ralph Lauren, que foram inspirados nessa época. Além de ser uma peça superestilosa, a pantalona se encaixa em combinações para o inverno e para o verão.
Apesar de muita gente achar a pantalona igual à calça boca de sino, saiba que elas possuem diferenças, sendo que a principal é que a pantalona é soltinha desde a coxa, enquanto a boca de sino (ou a flare) é justa até os joelhos e só alarga o corte a partir deles.
Como usar
O corte amplo da pantalona possibilita looks superbonitos e sofisticados, deixando a mulher com a silhueta mais alongada. Por isso, ela fica ainda mais chique se usada com saltos bem altos, plataformas, anabelas e meia pata, principalmente em quem é mais baixinha. Porém, nada impede das mulheres mais altas usá-las com sapatilhas ou outros sapatos com o salto mais baixo. O importante é ter estilo.
Malin Akerman e Olivia Palermo optaram combinar a pantalona com camisas finas - Fonte: Getty Images
As pantalonas do momento vêm principalmente com a cintura mais alta, marcando o corpo para deixá-lo mais esguio e elegante.
Modelagens mais claras ou estampadas podem ser usadas durante o dia, deixando as de tonalidade escura e de tecidos refinados para eventos de noite. É uma opção acertada quando você quer um look sofisticado, mas num acontecimento que não exija traje de festa.
Geralmente, os modelos são feitos de tecidos mais finos e maleáveis, mas é possível ver por aí pantalonas lindas feitas em jeans, linho ou sarja, que são ótimas para eventos diurnos e para trabalhar. Tudo vai depender da ocasião e da estação do ano.
Princesa Letizia da Espanha - Fonte: Getty Images
Como a calça pantalona já cria um volume maior na parte de baixo do look é indicado combiná-la com blusas mais sequinhas sem muitos detalhes, além de camisas de tecidos leves, pois assim o visual fica equilibrado.
Opções de blusas, regatas ou camisas, ficam ótimas quando produzidas em seda, algodão ou mousseline.
O chique do look com a pantalona fica ainda mais evidente quando ela é usada com a parte de cima por dentro da calça ou na mesma altura do cós.
E, lembre-se: na hora de calcular o tamanho da barra, o indicado é que cubra os pés e apareça uma pequena parte do sapato apenas.
Se a calça ficar muito curta o visual já fica prejudicado, sendo que não irá criar aquela sensação de alongar a silhueta. Mas também não deixe arrastar no chão, pois irá danificar o tecido da sua peça e não é nada elegante.
Quente ou frio
Como ainda estamos no verão você pode escolher uma pantalona bem fresquinha para arrasar nos dias de calor. Prefira a de tecidos leves como algodão, seda e crepe. Use com regatas sequinhas ou bodies.
Fonte: Lookboo.nu/Amanda.D
É importante alertar para o fato de que, para quem está um pouco acima do peso, é importante escolher modelos bem soltinhos, mas que não tenha o tecido muito volumoso, pois pode acabar aumentando a silhueta, principalmente nos quadris.
No inverno, você pode usar pantalonas mais pesadas, optando por modelos em jeans, sarja, microfibra, veludo e outros que, além de serem mais quentinhos, deixam o look sofisticado para qualquer ocasião. Para deixar tudo mais chique, aposte em acessórios como colares, cintos fininhos e clutches.
Se você já tem uma pantalona de estações passadas esquecida no guarda-roupa, pode resgatá-la agora mesmo. Se não tem, escolha a sua e arrase em 2012 com essa peça cheia de estilo! Confira na galeria mais imagens para você se inspirar.