
Estilo de vida
12/03/2012 às 09:30•2 min de leitura
A Semana de Moda de Londres, que aconteceu de 17 a 21 de fevereiro de 2012, foi marcada por desfiles incríveis, que levaram ao público tendências para o inverno de marcas conceituadas e também de novos talentos da moda britânica.
Desfiles experimentais se intercalavam entre coleções mais sérias e sóbrias. Assim como looks de inspiração retrô eram revezados com visuais moderníssimos.
Teve tendência para tudo quanto é gosto e algumas delas se destacaram, sendo que algumas modelagens, estampas e padronagens se repetiram em vários desfiles, resultando nas trends que mais serão usadas no próximo inverno. Confira abaixo as principais e inspire-se para a nova estação:
Estampas
Desfiles de Basso Brooke, Issa London, Matthew Williamson e House of Holland - Fonte: Getty Images e Style.com
A semana inglesa de moda apresentou coleções com estampas variadas. Entre os destaques estão as estampas florais, vintage, art decó e os estilos geométricos. Além deles, a padronagem tartan (um tipo de xadrez) ganhou foco no desfile de Alexander McQueen.
Outros estilos como o grafismo e as étnicas também são grandes apostas da estação. Marcas como a Basso Brooke, Issa London, Matthew Williamson e House of Holland foram algumas que deram destaque para peças com muita estampa.
Peplum
Alexander McQueen e Bruberry - Fonte: Getty Images
O peplum, que já vem aparecendo em diversas coleções desde o ano passado, deu as caras novamente nesta temporada, deixando casacos e vestidos mais femininos com aquele volume ou babado próximo aos quadris. Algumas das grifes que apostaram no look foram Alexander McQueen e Burberry.
Peles
Antonio Berardi, Matthew Williamson e Mulberry - Fonte: Getty Images
Ainda que os ativistas protestem, o uso de peles nas coleções de inverno continua, criando looks sofisticados, quentinhos e muito glamourosos. Reais ou sintéticas, as peles fizeram parte de peças inteiras como coletes e casacos ou detalhes de golas, barras e outros complementos. Entre as grifes que apostaram nesse material estão Antonio Berardi, Mulberry e Matthew Williamson.
Militarismo
Unique e Alexander McQueen - Fonte: Getty Images
Em coleções de inverno é difícil não encontrar ao menos uma que teve inspiração no militarismo. Porém, dessa vez, várias usaram as referências militares.
No desfile de Alexander McQueen, por exemplo, a tendência apareceu numa sequência de composições, vindo em casacos de tecidos rígidos, golas e bolsos bem delineados e nas cores tradicionais do exército. As marcas Acquascutum e Unique também apostaram no estilo.
Bomber jackets
Mulberry e Jonathan Saunders - Fonte: Getty Images
As bomber jackets de acabamento acolchoado, estilo matelassê, foram alguns dos destaques do desfile da Mulberry e de Jonathan Saunders. Com barras, punhos e golas de elástico, essas jaquetas de estilo esportivo permitem composições supersofisticadas.
Couro metalizado
Felder Felder e Jasper Conran - Fonte: Getty Images
O couro metalizado foi um dos materiais de destaque na temporada. Visto em desfiles de Felder Felder e Jasper Conran, este couro brilhante veio em vestidos, casacos, saias e blusas, sendo que a tonalidade alternava entre o dourado e o prata.
Cores
Mulberry e Matthew Williamson - Fonte: Getty Images
As cores do inverno 2012/13 de Londres variaram bastante, tendo tonalidades para todos os gostos, desde as mais sóbrias como os cinzas, verde militares, vinho, preto e marinho, como as mais vibrantes como azul celeste, vermelho, violeta e o tom laranja, que foi destaque nos desfiles de Matthew Williamson, Mulberry, Antonio Berardi e Acne.