
Ciência
24/04/2012 às 12:20•4 min de leitura
Fonte: Divulgação/New York International Bridal Week
Não é apenas durante a New York Fashion Week que a cidade americana se torna, por uns dias, a capital da moda. Entre 14 e 16 de abril, um efeito semelhante aconteceu em Nova York, graças à NY International Bridal Week, uma das mais importantes feiras de noivas do mundo.
O evento existe há dois anos e, segundo o site Beauty and the Dirt, frequentemente determina as tendências para a próxima temporada de casamentos. Nesse caso, as coleções dos principais estilistas mundiais da área, como Oscar de la Renta, Vera Wang e Monique Lhuillier, mostraram suas apostas para 2013.
Além dos desfiles dos vestidos de noivas, a feira também oferece workshops, serviços de consultoria e as novidades em acessórios, sapatos e outros itens necessários para a celebração.
O que as noivas devem esperar para 2013
Para o mercado de noivas brasileiro, conhecer o que rolou no NY International Bridal Week é fundamental para manter o país atualizado com as tendências. A próxima temporada promete ser bastante variada, indo das modelagens clássicas às mais arrojadas.
Na passarela nova-iorquina, foi possível conferir a presença constante de tomara que caia combinado a saias volumosas, o shape sereia, vestidos curtos, cortes precisos, fendas para dar o toque de sensualidade, muita renda e detalhes feitos de pedras e cristais. Decotes profundos que deixam as costas de fora e laços suntuosos também foram presença constante nos desfiles.
Fonte: Divulgação/New York International Bridal Week
Entre as tendências mais inusitadas que surgiram na passarela vale destacar o uso de cintos, alguns em cores fechadas, como marrom e preto, que foram utilizados por Alfred Angelo e Amanda Wakeley, por exemplo, como forma de marcar a cintura da noiva.
Grande parte das marcas também apostou no peplum para dar um toque diferenciado aos vestidos, como foi o caso de Carolina Herrera. Outras grifes ainda se inspiraram no estilo do vestido de Kate Middleton ou propuseram criações no estilo dos anos 20, como Jenny Packham.
Porém, a inovação veio principalmente dos desfiles de Vera Wang e Oscar de la Renta. Para eles, o traje da noiva não precisa ser, necessariamente, branco: ele ganha tons de vermelho vivo ao vinho, ou mesmo toques de azul claro.
Confira o que as principais marcas para noivas apresentaram no evento e comece a planejar desde já o seu vestido.
Oscar de la Renta
Fonte: Divulgação/oscardelarenta.com
O estilista apresentou uma coleção bastante diversificada, capaz de agradar às noivas mais tradicionais, com vestidos cheios de camadas, ou então as mais ousadas, com conjuntos de calça e bustiê, por exemplo.
O Diretor de Moda da Brides Magazine britânica, Bryony Toogood, expressou o sentimento de boa parte dos espectadores do desfile. Segundo ele, a coleção foi a mais fenomenal, bonita e interessante que o estilista já apresentou.
O sucesso pode ser explicado pela variedade de vestidos glamorosos que surgiram na passarela. O desfile teve modelos rendados, em coluna, capas de tule dramáticas e boleros de pele e penas. O branco também não foi a única cor que apareceu na passarela e em algumas horas deu lugar ao azul claro, ao vermelho e ao preto.
Fonte: Divulgação/oscardelarenta.com
Os acessórios e make sofisticados também chamaram a atenção, assim como os modelos que fugiam do comum, como o conjunto de vestido e casaqueto. As charmosas fendas, laços enormes e aplicações florais não ficaram de fora.
A boa notícia é que as criações de Oscar de la Renta não devem estar à venda apenas no exterior. A previsão é de que a partir de dezembro seja possível encontrar alguns modelos em lojas brasileiras.
Carolina Herrera
Fonte: Thomas Iannacone/brides.com
A estilista não deixou a elegância de lado em sua coleção e apresentou vestidos básicos e ajustados, alguns modelos com saias volumosas e poucos trajes na altura do joelho.
Foi possível conferir o predomínio do decote tomara que caia e das rendas. Entre os detalhes, vale destacar os laços (delicados ou maiores) e os pepluns, uma das tendências fortes dessa temporada. Alguns vestidos tiveram a cintura marcada por cintos cinza de diferentes tonalidades, que deram um toque de cor elegante à produção. Aplicações florais, a presença inusitada de botões e os coletes de pele foram os diferenciais da coleção.
Para quem prefere fugir do tradicional, Carolina apresentou ainda uma opção de terno branco, com modelagem ampla.
Vera Wang
Fonte: John Aquino/brides.com
As coleções de Vera Wang sempre surpreendem o público dos desfiles. Em outubro de 2011, a estilista fugiu do comum ao apresentar vestidos pretos como opção para as noivas. E parece que ela gostou do toque de cor para a cerimônia.
Tanto que, nesse ano, Vera apostou no vermelho para o casamento. A cor variou das tonalidades mais intensas ao vinho, que foram aplicadas em corpetes ajustados, saias cheias de volume, decotes sem alça e drapeados de tule.
O Diretor de Moda da Brides Magazine britânica afirmou que a coleção era descrita pela estilista como uma celebração do amor, mesclando romantismo, sedução e sensualidade.
Saias sereias, costas nuas e decotes até o pescoço também tiveram espaço na passarela, sempre em tons de vermelho.
Para o estilista curitibano Edson Eddel, o uso da cor é válido, desde que combine com a noiva. Assim, segundo ele, é preciso que a tonalidade combine com o estilo de quem está procurando o vestido, independente do que estiver em alta.
Badgley Mischka
Fonte: Kyle Ercksen/brides.com
A grife apresentou uma coleção que valoriza o corpo feminino na NY International Bridal Week. Em geral, os vestidos possuíam modelagem ajustada ao corpo, decotes generosos e cintura marcada, seja com pedrarias ou em corpetes.
As opções variaram entre modelos tomara que caia com saia volumosa coberta por várias camadas de tule ou vestidos de cetim que se ajustavam ao corpo deixando a silhueta com um toque sensual.
No desfile da marca, os pepluns também apareceram, assim como detalhes dourados, o nude como alternativa ao branco e costas expostas.
Jenny Packham
Fonte: Cortesia de grife para o site brides.com
A estilista apresentou uma coleção bem comportada para a temporada de 2013. Segundo a editora de varejo da Brides Magazine britânica, Arabella Dupont, a inspiração para as criações veio dos anos 20 e, por isso, mistura detalhes elegantes, linhas suaves e o estilo das melindrosas.
Assim, foi possível conferir decotes de ombro único ou alças grossas, além de vestidos que esconderam os ombros, resultando em uma produção sofisticada. Destaque para os cintos com apliques florais, que deram um toque romântico ao visual e se adequaram perfeitamente aos shapes ajustados. A renda também foi aplicada constantemente aos modelos.
Marchesa
Fonte: George Chinsee/brides.com
A Marchesa também apostou em uma coleção variada, capaz de agradar a todas. Parte dos modelos possuíam saias bastante volumosas, combinadas a corpetes bem ajustados com decote tomara que caia.
Outros vestidos, em contrapartida, eram ajustados ao corpo e apresentavam ombros cobertos por rendas e modelagem sereia.
Ao contrário de outras grifes, a Marchesa explorou com sucesso os comprimentos mais curtos, com saias cheias de apliques, sensualidade na medida certa e detalhes de laços.
Vale destacar ainda, a presença de variações do peplum, que prometem ser tendência na temporada.
Monique Lhuillier
Fonte: Cortesia da grife para o site brides.com
A estilista foi outro destaque da NY International Bridal Week e apresentou não apenas vestidos para noivas, mas também opções em comprimento médio para madrinhas e convidadas.
Para o Diretor de Moda da Brides Magazine britânica, cada modelo mereceu destaque. A estilista apostou em cintos com laços grandes para marcar a cintura, coberturas de tule, bordados em ouro e saias cheias de volume.
O decote tomara que caia predominou, assim como o uso da renda. E mesmo os vestidos sem nenhum bordado não perderam em sofisticação, ganhando detalhes charmosos nas caudas e drapeados diferenciados.
Reem Acra
Fonte: Thomas Iannacone/brides.com
O Diretor de Moda da Brides Magazine, Bryony Toogood, descreveu a coleção do estilista como jovem, fresca e sofisticada ao mesmo tempo. Reem Acra apostou no prata para combinar com o branco, e o tom metalizado apareceu em bordados e cintos para marcar a cintura.
Apliques florais e modelos cheios de camadas foram outros destaques do desfile. A combinação de corpete ajustado e saia volumosa de tule foi frequente na passarela, sendo que até a modelagem mullet não foi deixada de lado.
Mas a grife também preparou modelos para as noivas mais ousadas, como o vestido curtinho e justo todo bordado, que foi usado com luvas brancas e sandália prata na apresentação.