Os melhores blogs de Faça Você Mesmo

01/06/2012 às 14:125 min de leitura

Fonte: Thinkstock

Quantas vezes você já não se deparou com alguma ideia genial na internet, algo que você gostaria de saber fazer para decorar algum ambiente da casa ou sair vestindo por aí?

Para quem gosta de trabalhos manuais – também chamados de crafts – ou para aquelas pessoas que não têm habilidade nenhuma, mas gostariam de criar objetos bonitos, existe uma série de sites e blogs dedicados exclusivamente ao “Faça Você Mesmo”.

O movimento, que começou no Hemisfério Norte – e por isso foi batizado de DIY, uma sigla para Do It Yourself –, já se espalhou pelo mundo e cada vez mais ganha adeptos. E as criações são bastante variadas para agradar a todos os estilos.

Com o crescimento da tendência de casamentos personalizados, existem sites que se ocupam especialmente de dicas e ideias de decoração para cerimônias e festas. As fashionistas de plantão podem contar com blogs que ensinam a criar ou customizar roupas de acordo com o que está em alta nas passarelas. Quem gosta de cuidar da casa pode contar com a ajuda dos tutoriais de DIY para deixar os ambientes ainda mais bonitos.

Em resumo, esses blogs especializados em crafts guardam uma infinidade de possibilidades e ideias ótimas para dar aquela repaginada na sua casa ou no seu guarda-roupa. Aqui, nós reunimos os melhores sites: não deixe de conferir e mãos à obra.

Muito além das tendências

Fonte: Thinkstock

O que pode parecer apenas um hobby para alguns é um assunto muito sério para quem trabalha com a indústria da moda. Pensando nisso, o portal WGSN, especializado em tendências de moda, realizou uma reportagem sobre a influência do movimento DYI no mundo fashion. O artigo mostra que o movimento está deixando de ser visto como um simples passatempo e está prestes a virar negócio.

Isso porque as grandes marcas já identificaram que existe um interesse de seus consumidores por produtos que tenham alguma relação com o DIY. Os blogs que recebem milhares de visitas diariamente são uma das provas de que a tendência está ganhando cada vez mais espaço entre pessoas de todas as idades.

Entre os motivos que levam os consumidores a preferir produtos criados ou customizados por eles mesmos, o WGSN indica quatro fatores principais:

  • Crise econômica: com a recessão que acometeu a economia de vários países, a juventude consumidora encontrou uma saída nas peças DIY. Além de constituírem uma solução criativa, os produtos criados têm um custo muito abaixo do mercado.
  • Consumo sustentável: uma das bandeiras do movimento é o pensamento sustentável. Na moda, isso significa acreditar no poder positivo da transformação que existe quando você produz ou customiza suas próprias roupas.
  • Satisfação sempre: como foi dito anteriormente, existem projetos para todos os gostos e habilidades. Por isso, mesmo quem não leva muito jeito com tesouras e agulhas pode conseguir um resultado semelhante ao visto nas passarelas por um preço reduzido e em muito menos tempo.
  • Exclusividade acima de tudo: as peças exclusivas são um grande atrativo em um mercado que trabalha com a produção em massa. Ao criar uma roupa com as próprias mãos ou dar alguns toques de customização, você imprime nela uma marca única e garante que não existirá outra igual disponível nas lojas.

Por esse motivo, as grandes grifes estão voltando seus olhares para o DIY. Blogueiras famosas já foram consultadas sobre a tendência e algumas foram até mesmo convidadas para criar peças em parceria com as grifes – tudo isso pensando nesse público que busca saídas alternativas quando o assunto é moda.

Os melhores blogs de DIY

I do it yourself

Fonte: Reprodução/i-do-it-yourself.com

Este é o blog perfeito para quem quer investir em um casamento personalizado. Lá é possível encontrar convites, tags, plaquinhas, vasos, lembrancinhas e muitas outras ideias que certamente deixarão sua festa inesquecível. O forte do site são as imagens inspiradoras de objetos customizados ou de casamentos reais que seguem esse estilo de decoração.

P.s. - I made this…

Erica Domesek é o nome por trás de todas as criações que aparecem no blog P.s. – I made this. Com o objetivo principal de reproduzir as tendências de moda que estão em alta no momento, Erica mostra painéis de inspiração e tutoriais bem simples de serem seguidos. A blogueira americana é um dos destaques da WGSN por já ter lançado um livro, participados de diversos programas de televisão e ter feito parcerias com marcas renomadas, como Kate Spade e Coca-Cola.

Superziper

Fonte: Reprodução/superziper.com

O Superziper é um blog gerenciado por duas brasileiras que fazem de tudo no mundo dos crafts. Com um foco maior na costura e no tricô, o site também traz receitas culinárias, tutoriais de customização, guias de lojas de artigos para crafts e muitas ideias inspiradores para você e a sua casa. No site é possível encontrar duas séries especiais: uma delas sobre o furoshiki – técnica japonesa de dobradura com tecidos – e outra dedicada àquelas que desejam desvendar os primeiros passos do tricô.

New Dress a Day

Comparação do "Antes e Depois" das peças transformadas pela blogueira.
Fonte: Reprodução/newdressaday.com

Para quem gosta de vestidos, esse blog está repleto de ideias bacanas. Além do diferencial de trabalhar apenas com uma modelagem, a autora cumpre o desafio de refazer vestidos – bordando, costurando, pregando botões, agregando acessórios – com apenas 1 dólar por dia. O projeto está em andamento, então, no final do ano, serão 365 dólares investidos em 365 vestidos diferentes.

A Pair & a Spare

Uma peça da grife Jason Wu serviu de inspiração para o DIY da blogueira.
Fonte: Reprodução/apair-andaspare.blogspot.com.br

A blogueira australiana Geneva Vanderzeil é mais uma das participantes do movimento DIY indicadas pelo WGSN. Com 25 anos, o FFW indica que ela acumula 400 mil visualizações em sua página mensalmente. No blog, os internautas encontram principalmente customização de roupas inspiradas em grifes famosas. Gucci, Michael Kors, Balmain, Miu Miu, Jason Wu e Burberry são algumas das marcas que aparecem por lá. A blogueira ainda posta tutoriais de DIY semanalmente no Harper’s Bazaar.

A Beautiful Mess

Fonte: Reprodução/abeautifulmess.typepad.com

O nome do blog já diz tudo, pois o site é realmente “uma bela bagunça”. Com um layout repleto de informações e muito conteúdo, a blogueira Elsie Larson faz do seu espaço virtual um verdadeiro diário. Os tutoriais passam por artigos de decoração, penteados, receitas culinárias e dicas de fotografia. Além dos tutoriais de DIY bem explicados com fotos bonitas, existe uma seção com os looks de Elsie para inspirar aquelas que gostam de moda.

DeCoração

Fotos do passo a passo da montagem de um mural.
Fonte: Reprodução/decoracaoblog.com.br

Mais um site genuinamente brasileiro dedicado ao Faça Você Mesmo. Com foco na decoração de todos os ambientes da casa, o blog dá dicas de como repaginar os espaços e traz tutoriais de DIY fáceis e práticos para deixar os ambientes de cara nova. Como não poderia deixar de ser, alguns posts reúnem imagens perfeitas para se inspirar e por a mão na massa.

I Spy DIY

O sapato oxford foi customizado para reproduzir o modelo da Dolce & Gabbana.
Fonte: Reprodução/ispydiy.com

Jenni Radosevich é mais uma blogueira que publicou um livro dedicado exclusivamente às técnicas de Faça Você Mesmo que ela desenvolveu. Especialista em criar os mais diferentes tipos de pulseiras, Jenni também se arrisca na customização de sapatos, camisetas, bolsas e outros acessórios.

Runway DIY

Alguns materiais e um pouco de habilidade deram um novo visual à peça.
Fonte: Reprodução/runwaydiy.com

Outra blogueira americana aparece entre os destaques do WGSN quando o assunto é o Faça Você Mesmo. Arianna Berk aproveita o que está em alta nas passarelas e editoriais de revista para fazer seus tutoriais bastante explicativos e com várias fotos ilustrativas. O FFW noticia que recentemente a blogueira também lançou kits para que suas leitoras pudessem se aventurar no DIY e seguir os tutoriais do site.

...love Maegan

Mais um tutorial de sapato DIY inspirado na grife Dolce & Gabbana.
Fonte: Reprodução/lovemaegan.com

Este é outro blog que se parece mais com um diário da blogueira. É o espaço onde Maegan Tintari escreve diariamente para dividir dicas de moda, beleza e decoração. Nos tutorias, é possível aprender coisas diferentes, como penteados elaborados com tranças e coques, manicures diferentes e alguns itens que podem deixar sua casa ainda mais bonita. Contudo, a grande atração do blog são os passo a passos de roupas, sapatos e colares.

Honestly... WTF

Os brincos Dolce & Gabbana ganharam uma versão DIY.
Fonte: Reprodução/honestlywtf.com

Este é um blog que traz muitas fotos de moda, arte, viagem, campanhas publicitárias e mais uma série de imagens inspiradoras. Na série de tutoriais, um pouquinho de moda e decoração, além de passo a passo para fazer velas, embalagens, nail arts e tingimentos superoriginais.

Glitter ‘n’ Glue

A blogueira Kristen Turner costuma ser a modelo de suas criações.
Fonte: Reprodução/glitternglue.com

Kristen Turner sempre gostou de moda e seu blog de DIY é, como ela mesma diz, uma maneira criar tendências sem estourar a conta bancária. No site, ela mostra tutoriais simples de como repaginar roupas, sapatos e acessórios, sempre de olho no que as celebridades estão usando. Além de ter sido indicada pelo WGSN, Kristen já fez parcerias com a Target, a Forever 21 e a Converse.

Fonte
Imagem

Últimas novidades em Estilo de vida

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: