
Estilo de vida
05/06/2012 às 08:12•1 min de leitura
Esqueça o color block, as estampas vivas e as modelagens body concious das temporadas passadas. A moda deste inverno traz sobriedade nas cores e um quê de sombrio, bem ao estilo gótico. A estética que se traduz nas roupas com muito preto, couro, rendas, transparências e crucifixos é na verdade um amplo viés cultural. Música, estilo de vida, arquitetura e até literatura podem ser classificadas como góticas. Nessa última categoria estrelam por exemplo Edgar Allan Poe e Oscar Wilde, escritores que flertavam com o universo das trevas, da morte, do desconhecido e misterioso, mas sempre com muito charme e sedução.
Reinaldo Lourenço
É basicamente a fórmula que usou Stefano Pilati em sua última coleção para Yves Saint Laurent, na qual a cartela de cores pesou no preto com pinceladas de cinza, cintura bem marcada e bastante couro fazendo a linha fetichista das trevas.
Yves Saint Laurent

A Givenchy também embarcou na onda dark e propôs transparências, fluidez e peças em vermelho sangue, tudo com uma sensualidade recatada e misteriosa digna de uma vampira de contos do século retrasado, mas com perfume bem atual.
Givenchy

As italianas Salvatore Ferragamo, Valentino, Versace e Gucci, labels que quase sempre seguem a linha vibrante, sexy e brilhante se renderam à tendência do gótico e levaram às suas passarelas preto em abundância, rendas, transparências e austeridade máxima em comprimentos e decotes. Na Versace, muitos crucifixos e brocados evocavam o lifestyle dark religioso. A designer Frida Giannini, da Gucci, declarou que teve como inspiração a aura de decadência elegante do final do século 19 para criar sua coleção, que veio com muito preto, vinho e roxo.
Versace

E todas se valeram do peso charmoso e enigmático do veludo, tecido desejo desta temporada. Aposte também em muito couro preto e cintura marcada para embarcar nesta onda gótica do inverno.
[img">/files/assets/pictures/000/013/746/content_13746.jpg?1338906363[/img">
Fonte: Farfetch por Marília Levy