
Ciência
10/10/2012 às 13:55•2 min de leitura
A Swarovski é uma renomada empresa austríaca de cristais cuja fama se espalhou no mundo todo pela qualidade e riqueza de suas peças. Constantemente ligada nas grandes tendências que surgem a cada estação, a empresa já adianta os estilos que estarão em alta na temporada de outono/inverno 2013-14.
O principal tema que liga as quatro macrotendências foi batizado pela empresa de “glocalização”, um nome que faz referência à globalização sem deixar de destacar os elementos locais. De acordo com o release da empresa, a próxima temporada de inverno deve ser marcada pelo apagamento da diversidade cultural e da noção de identidade, resultando na valorização da herança nacional e das tradições locais.
Para exemplificar esse processo, os especialistas da Swaroski Elements identificaram que macrotendências que sintetizam a temática: clássico, romântico, progressivo e glamour. Confira cada uma delas abaixo.
Clássico (Reflexos na tradição)
Fonte: Reprodução/swarovski.com
Resiliência, autenticidade e naturalidade são as principais características do estilo de vida tirolês. O desejo de se reconectar com o folclore e a história se refletem na moda, nos acessórios e nas joias. As cores que predominam nessa macrotêndencia são o cáqui, o castanho e o bronze – que lembram as montanhas –, complementadas pelo âmbar, burgundy e grafite. Luxo e ecologia se unem e resultam na combinação de materiais naturais e brilhantes para compor desenhos tipicamente folclóricos. Os berloques colecionáveis para colares e pulseiras aparecem aqui como uma maneira de recuperar as memórias.
Romântico (Reflexos na escuridão)
Fonte: Reprodução/swarovski.com
A macrotendência mais misteriosa da temporada aposta na celebração da escuridão e do drama que vem diretamente do universo barroco e da arquitetura gótica. Nuances intensas de roxo e grafite aparecem em contraste com o coral e o vermelho rubi e são suavizadas ao lado de cores como o azul e o cinza perolado. Na moda, o estilo se reflete em tecidos pesados e na riqueza dos adornos de cristais que criam produções ousadas. Já os acessórios apresentam um toque antiquado e adornos de flores, resultando em peças opulentas e com um perfume aristocrático.
Progressivo (Reflexos no progresso)
Fonte: Reprodução/swarovski.com
A própria Áustria – país-sede da Swarovski – não poderia deixar de ser uma inspiração. Os esportes praticados ao ar livre constituem mais um dos temas das macrotendências. É aqui que as roupas casuais encontram os modelos esportivos, por esse motivo, aparecem cores fortes e brilhantes que sugerem uma descarga de adrenalina. O neon é o principal elemento da tendência, com destaque para duas cores: o turquesa e o amarelo. A paleta de cores ainda inclui o prata, o verde, o rosa e o azul-boreal. A joalheria traduz o futurismo em peças com formatos geométricos. Já a moda aproveita a tendência com tecidos tecnológicos e acessórios em cores vibrantes.
Glamour (Reflexos na beleza)
Fonte: Reprodução/swarovski.com
Beleza e decoro são as palavras-chave da geração inspirada pela elegância da nobreza. O renascimento dos bailes de gala, das valsas e da ópera se refletem na modernidade. O resultado são interpretações dos looks tipicamente vienenses usados nessas ocasiões. As joias vão buscar suas referências nos romances dos contos de fadas e por isso seu design apresenta formas de plantas imaginárias e nuances delicadas de mármore, pêssego, verde e rosa vintage. A moda chega ao inverno 2013-14 marcada pela ultrafeminilidade e a riqueza de adornos.