Celebridades apostam nos cintos para enriquecer o visual

Celebridades apostam nos cintos para enriquecer o visual

Equipe MegaCurioso

Alessandra Ambrosio, Jessica Alba e Katy Perry - Crédito: Getty Images

Não é incrível como um cinto simples pode modificar totalmente o visual de um look? Com a escolha certa desse acessório, é possível deixar a sua silhueta mais esguia e as roupas mais acinturadas e muito mais femininas.

Atualmente, os cintos estão totalmente dentro das tendências, sendo mais usados do que nunca para dar um up e incrementar a produção com um toque fashion. As celebridades nacionais e internacionais têm apostado neste item em diversas ocasiões, inclusive em looks sofisticados de festa em vestidos que ficam ainda mais graciosos com o uso do cinto. Um exemplo é atriz Keira Knightley, que usou um cinto com brilho em um vestido branco de gala no red carpet.

Para os looks de festas mais informais, as celebs também adoram utilizar o acessório para deixar a cintura mais marcada. A atriz Jessica Alba ficou incrível com uma produção em que usou uma T-shirt preta justinha com uma saia ampla estampada, marcando a silhueta com um modelo de couro envernizado — um look despojado e elegante.

Além do couro, outros materiais como metal ou tecido também aparecem nos cintos mais usados nesta temporada. Vestidos, camisas, chemises, calças, saias evasês ou lápis, além de shortinhos são as principais peças que ficam ainda mais valorizadas com os cintos. Vale lembrar que de acordo com o tipo de corpo da mulher, existe um cinto que fica mais adequado.

Tipos e usos

Os do tipo skinny estão fazendo o maior sucesso e ficam lindos com saias, shortinhos e até com vestidos de festa, ainda mais quando têm efeito metalizado ou são produzidos em outros materiais com brilho e até veludo. Já os mais grossos de couro ficam ótimos em produções casuais, combinando com jeans em looks para o dia.

Beyoncé, Keira Knightley e Marion Cotiliard - Crédito: Getty Images

No entanto, se você é daquelas que encontra um cinto incrível na loja e depois não sabe direito com qual look usar, o TodaEla esclarece as suas dúvidas com as dicas preciosas da consultora de moda Ana Paula Lima.

O tipo de corpo da mulher influi na escolha do tipo de cinto? Como valorizar a silhueta com esse acessório?

De acordo com Ana Paula, cada tipo de corpo tem um ou mais tipo de cinto que cai bem e outros nem tanto: “É importante conhecer seu biotipo para que não haja erros”, comenta a consultora, que complementa: “O cinto pode ser um grande aliado na hora de se vestir, valoriza a silhueta e ainda ajuda a esconder defeitos ou gordurinhas indesejadas. Ele é um acessório que cabe bem em quase todos os tipos de corpo, exceto o corpo triângulo invertido em que a cintura tem uma diferença muito grande de tamanho em relação aos ombros e quadris. Nesse caso, usar o cinto para marcar a silhueta por cima da roupa aperta muito a região e ‘corta’ a silhueta, fazendo com que a pessoa pareça mais baixa e mais larga nas laterais”.

É importante também ficar atenta às cores dos cintos, pois de acordo com a roupa elas podem causar diferentes efeitos: “Cinto com a cor igual ou semelhante a da roupa chama menos atenção para a região da cintura e, em geral, alonga. Cores contrastantes destacam aquela área. Escolha a cor dependendo do efeito que quer obter”, sugere Ana Paula Lima.

Como usar cintos estampados?

Para quem adora uma estampa, os cintos com motivos de grafismo ou animal print também estão super em alta, mas é preciso combinar alguns detalhes importantes.

Segundo a consultora Ana Paula, os cintos estampados podem ser usados sem medo com outras padronagens, o segredo é usar cores parecidas. “Um cinto que tenha uma cor aproximada da estampa da blusa fica moderno, atual e ajuda a marcar a cintura. Por exemplo: uma blusa estampada de cores terrosas e dourada acompanha de um cinto fino de cor caramelo ou cobre — é uma combinação ideal”, diz a consultora.

Para dar uma levantada e mais charme em um look neutro, a dica é dar o toque mais vibrante com um cinto colorido.

Os cintinhos finos (skinny) ficam melhores em quais looks?

De acordo com a consultora, os finos e delicados marcam e delineiam sutilmente e são fáceis de usar por qualquer mulher. “São os mais democráticos e ficam bem em todos os biótipos. Para quem está acima do peso, é o que cai melhor por dar uma incrementada no look”, diz Ana Paula.

Os cintinhos skinny caem bem por cima de saias, camisas, chemises, cardigans, blazers, tshirts, vestidos casuais, vestidos coquetel e até vestidos de noite se for de material nobre ou bordado. “Ele dá aquele visual estiloso, além de acinturar levemente a roupa”, comenta a consultora.

Crédito: Reprodução/Lookbook.nu/Jessica R.

Os cintos mais largos ficam mais adequados em quais estilos de roupas?

A consultora Ana Paula Lima recomenda cuidado na hora de usar os cintos mais largos. “Quanto mais largos, mais chamam a atenção para a região em que está (na cintura ou um pouco mais abaixo). Se a pessoa tiver quadril grande ou gordurinhas na cintura, é bom evitar o uso desse tipo nesses locais”.

Além dessas dicas, mulheres com muito seio ou com o tronco curto devem tomar cuidado com os cintos largos, pois eles maximizam essas características. Isso também vale para as mulheres mais baixinhas, que devem evitar os cintos muito largos para que não pareçam “engolidas” por eles. Cintos de elástico também não são muito indicados para quem está acima do peso, pois costumam destacar as gordurinhas, porque sempre apertam um pouco.

Os cintos mais largos caem bem em looks casuais, por cima de uma calça com camisa, de saia com uma camiseta, vestido casual, saia longas e vestidos longos.

Como escolher as melhores opções que fiquem elegantes com looks de festa?

“Dificilmente um cinto de couro usado no dia-a-dia fará uma boa companhia a um vestido longo de festa. Além dos modelos básicos fininhos, alguns de estilos diferentes caem bem em vestidos de festa sem deixar o glamour e elegância de lado. Opte por tachas, estampas de animal, metais, laços, bordados e fivelas”, sugere a consultora.

Bérenice Marlohe e Erin Fetherston - Crédito: Getty Images

Ela também recomenda o uso de tecidos como o cetim e as rendas, que são ótimas opções para combinar com esse tipo de vestidos. Além disso, é preciso observar se cabe um cinto no modelo do vestido, pois é preciso que o cinto complemente o vestido e complete o look. “Na dúvida, não use o cinto”, sugere.

Quais os tipos de cintos que são tendência para este verão 2012/2013?

“Os metalizados estão em alta, prateados, dourados e rosé, tanto na cor como nos materiais como placas de metal. Os de pedraria também estão em alta, assim como as tachas, spikes e caveiras. Todos os tamanhos estão valendo e as cores vivas e de tons pastel também são apostas”, finaliza Ana Paula.

* * *

Aproveite e confira na galeria abaixo mais algumas inspirações para você usar os cintos e até sugestões de novas formas de utilizá-lo com amarrações diferentes.

Você sabia que o Mega Curioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.