Recorde do bem: voluntários plantam mais de 66 milhões de árvores na Índia

05/07/2017 às 08:512 min de leitura

Todo mundo está careca de saber que precisamos frear o desmatamento — para evitar uma série de problemas futuros —, certo? Pois os indianos encontraram uma forma simples e eficiente de chamar a atenção para o problema e mostrar ao mundo que, unidos, é possível conquistar feitos incríveis.

De acordo com Chris Baynes, do The Independent, no último domingo, dia 2 de julho, mais de 1,5 milhão de voluntários plantou nada menos que 66,3 milhões de árvores em um período de apenas 12 horas. As mudas — de mais de 20 espécies diferentes — foram plantadas ao longo do rio Narmada, no estado de Madhya Pradesh, e a iniciativa fez parte de uma campanha relacionada com o comprometimento da Índia no Acordo de Paris de aumentar a área de florestas do país em 5 milhões de hectares até 2030.

Recorde do bem

Além de a ação ter sido superelogiada mundo afora, ela também rendeu um novo recorde aos indianos. Segundo Chris, no ano passado, um grupo de voluntários conquistou o reconhecimento do pessoal do Guinness Book ao plantar cerca de 50 milhões de árvores ao longo de 24 horas no estado de Uttar Pradesh, e o evento do último domingo superou essa marca com folga.

(National Geographic)

De acordo com Lulu Morris, da National Geographic, o governo indiano se comprometeu a investir US$ 6,2 bilhões no cumprimento do Acordo de Paris e vem encorajando todos seus estados a participar em atividades relacionadas com seu plano de ação. Conforme explicou Lulu, o país está entre os maiores emissores de carbono do mundo, e Deli, a segunda maior e mais importante cidade indiana, detém o título de localidade com a pior qualidade do ar do planeta.

Além disso, a Índia se tornou alvo de duras críticas por conta da queima de combustíveis fósseis e de biomassa, mas o governo parece disposto a mudar e a reverter a má fama que conquistou de poluidor e vem investido milhões de dólares em campanhas ambientalistas e no desenvolvimento de tecnologias voltadas para o uso de energia sustentável.

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: