102
Compartilhamentos

Nutella entra na lista de vilões que prejudicam o meio ambiente

Por essa você não esperava! Alguma vez você imaginou que a Nutella — aquele produto responsável por tornar as nossas vidas mais doces — pudesse prejudicar o meio ambiente? Pois de acordo com BBC, a delícia cremosa entrou para a lista de vilões ambientais, e quem decidiu declarar guerra contra o creme de avelã mais famoso do mundo foi Segolene Royal, a Ministra da Ecologia do Governo Francês.

O embate

Segundo a BBC, um dos ingredientes da Nutella é o óleo de palma, e Segolene alega que o creme está contribuindo para o desmatamento, já que um enorme número de árvores estaria sendo derrubado para dar lugar às palmeiras.

A Ferrero— companhia que produz a Nutella — obtém 80% do óleo de palma da Malásia, e o restante é comprado da Indonésia, de Papua Nova Guiné e de nós, brasileiros. Por sua parte, a empresa admitiu estar ciente das questões ambientais relacionadas com a fabricação do produto, e disse que firmou acordos para extrair o ingrediente de forma responsável.

Nesse sentido, segundo uma declaração da Ferrero realizada no início do ano, todo o óleo de palma utilizado em seus produtos é 100% certificado como sustentável pela RSPO, organização que promove o uso sustentável desse produto.

Vilã ambiental

De acordo com a BBC, em 2011, senadores franceses tentaram impor um aumento de 300% no imposto sobre o óleo de palma. Eles se basearam na alegação de que, além de engordar, o cultivo desse ingrediente promove o desmatamento, mas não tiveram sucesso com a iniciativa. Agora, a ministra retomou a batalha contra a Nutella, e argumentou que o produto deveria ser produzido com outros ingredientes.

Segundo disse durante uma entrevista, é necessário replantar um enorme número de árvores para contornar o desmatamento — que é imenso e contribui para o aquecimento global. Além disso, Segolene sugeriu que as pessoas deveriam parar de consumir o produto. E você, chocólatra e fã incondicional da Nutella, o que acha disso?

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.

Comentários

Você já percebeu que passamos por algumas mudanças por aqui, né? Uma delas é melhorar também o nosso campo de comentários - e nada melhor do que você, nosso leitor, para nos ajudar e garantir que a gente esteja no caminho certo. Substituímos temporariamente nossos comentários por uma pesquisa rápida para implementarmos mais uma melhoria. Como você acredita que nossa interação pode ser mais próxima aqui?

CLIQUE AQUI PARA RESPONDER