Ciência
10/10/2013 às 11:06•2 min de leitura
O gênero de música sertaneja, cuja origem do nome está no sertão nordestino, popularizou-se com o passar do tempo e ficou conhecido também como “música caipira”. Se você pensa logo em Chitãozinho e Xororó quando o assunto é esse estilo musical, está certo, mas existem outros artistas que gravaram músicas há muito tempo e que, até hoje, ainda não são muito conhecidos.
Algumas dessas músicas, porém, têm letras engraçadas, divertidas e inteligentes, conforme as situações que representam. Por exemplo: você já imaginou ouvir uma dupla sertaneja cantando uma canção sobre depilação? Pois é. Isso existe. E existe, inclusive, uma música chamada “Pois é”. A seguir, você vai poder conferir algumas composições com letras bem interessantes. Depois conte para a gente o que você achou delas.
A dupla Bob e Robison iniciou suas atividades artísticas há algumas décadas, deixou de se apresentar por um tempo e agora, voltou a gravar. Um dos grandes sucessos dos dois irmãos é a canção “Não se depile”, que faz uma defesa às mulheres que, em vez de arrancar os pelos das pernas, preferem descolorir. Você já tinha ouvido uma música sobre esse assunto?
Esta música é da dupla Conde & Drácula, e é provavelmente a única letra musical no mundo que fala de sopa de coruja. Pelo nome da dupla, não é de se estranhar que as músicas tenham um tom mais macabro. E divertido.
Esta é a descrição mais cruel sobre a aparência de alguém, nós não temos dúvidas. José mendes, quando gravou “Mulher feia” estava realmente inspirado.
A dupla Divino Reis & Rei Divino abriu o coração nesta música que fala de amigos falsos, de tempos velhos de orgia e da vida boêmia. Triste.
Pirapó & Cambará cantam a moda de viola do valentão sertanejo, que, por onde passa, faz estrago. Cuidado ao ouvir, você pode se tornar perigoso também.
Esta música é um pouco mais moderninha e sacana – com um duplo sentido que você só percebe depois de ouvir e conferir a história por trás da letra. Aproveite!
Pois é. Tem muita coisa para observar nesta música da dupla Simpatia e Gente Fina – nome que não faz muita jus à capa do disco, alias. Preste atenção na letra e depois nos conte o que achou.
Ah, o amor, servindo sempre de inspiração para compositores. A dupla Rony e Robison impressiona com os tons que alcança nesta canção sobre o mais nobre dos sentimentos.
Uma das músicas mais tristes de todos os tempos não poderia ficar de fora dessa lista. Muita gente sabe cantar, inclusive – se você for uma dessas pessoas, conte para a gente.
***
O Mega Curioso não pretende, de forma alguma, ofender a cultura sertaneja. Essa é apenas uma compilação de músicas com letras divertidas e diferentes daquelas que estamos acostumados a ouvir.