7 instrumentos musicais de que você provavelmente nunca ouviu falar

20/08/2018 às 04:003 min de leitura

Os violões, os baixos, as flautas, as guitarras, as harpas, os violinos, os pianos e muitos outros objetos figuram entre os instrumentos musicais mais comuns e que são utilizados em inúmeras partes do mundo.

Entretanto, em determinadas regiões, existem verdadeiras invenções de instrumentos musicais que chamam atenção graças à originalidade, irreverência ou mesmo raridade. Nós já listamos alguns desses exemplos aqui e aqui no Mega Curioso. Hoje temos mais alguns exemplos, pois você provavelmente não conhece e nunca ouviu falar de nenhum dos objetos musicais que listamos abaixo. Confira:

1 – O Majestoso Bellowphone

Leonard Solomon, também conhecido como o Dr. Seuss do mundo musical, é o criador do emaranhado de instrumentos que dão forma ao “Majestic Bellowphone”. Com um visual bastante peculiar, ele foi composto manualmente por Solomon com peças artesanais de apitos, buzinas de bicicletas, pedaços de bronze, torradeiras, entre muitos outros utensílios que ganharam novas funções aqui.

Um dos orgulhos de Solomon é que, apesar de todo o visual “esquisito” do seu equipamento musical, ele consegue reproduzir músicas clássicas de Mozart e Brahms somente com o “Majestic Bellowphone”. Solomon já fez diversas apresentações com o seu instrumento original e não parece que vai parar com as invenções inusitadas, já que está construindo versões maiores do Bellowphone.

2 – Guitarra AK-47

Esse não é exatamente um instrumento novo, porém uma curiosa adaptação. Você com certeza já ouviu falar da AK-47, considerada uma das armas mais mortais do mundo. Contudo, nas mãos de César Lopez ela ganhou outro sentido – “faça música e não guerra” é o seu lema.

Lopez dedicou grande parte da sua vida para modificar armamentos e os transformá-los em instrumentos musicais. O nome do instrumento é “Escopetarra”, que une as palavras em espanhol de “escopeta” e “guitarra”. A Guitarra AK-47 foi inventada em 2003, quando Lopez participou de um protesto contra aos altos índices de violência da sua cidade natal, Bogotá, capital da Colômbia.

3 – Holophonor

O clarinete espacial dos tempos futuristas da série “Futurama” ganhou uma versão “real” recentemente. Contudo, apesar de ele ser praticamente idêntico ao instrumento musical que vemos no desenho (com muitas luzes LED e bastante colorido), ele obviamente não é capaz de fazer o que o Holophonor faz de verdade no desenho: pequenas projeções de hologramas. Quem sabe um dia, não?

4 – Guitarra Pikasso

Fonte da imagem: All That is Interesting

Pablo Picasso possivelmente ficaria feliz ao se deparar com a Guitarra Pikasso, construída com base na perspectiva cubista do pintor. A responsável por tal invenção é a luthier canadense Linda Manzer, que resolveu criar o instrumento depois que o guitarrista de jazz Pat Metheny a desafiou para inventar um objeto musical com “quantas cordas fosse possível”. As 42 cordas da Guitarra Pikasso estão dispostas em quatro regiões diferentes que se entrelaçam e podem figurar em qualquer museu de arte moderna do mundo.

5 – Harpa de Laser

A harpa é considerada por muitos como um instrumento bastante poético, graças à sonoridade suas notas musicais. E se você substituir as cordas desse objeto por longos e poderosos lasers que, vinculados a um som eletrônico, emitem notas muito mais fortes? É isso que o artista Jean Michel Jarre fez nos anos 80, modificando um instrumento comum e o “modernizando”. Algumas pessoas céticas já disseram que a “Harpa de Laser” de Jarre é só uma brincadeira ensaiada e que não funciona corretamente, porém isso nunca foi comprovado.

6 – Singing Ringing Tree

No interior da Inglaterra, mais especificamente na região de Penine Hills, você pode se deparar com uma construção bastante estranha em um primeiro momento: uma árvore musical. Com dezenas de tubos estrategicamente posicionados pela estrutura, é possível escutar a árvore “cantar” ao simplesmente passar perto dela.

Graças à sua localização, as correntes de ar preenchem constantemente a Singing Ringing Tree, fazendo com que a área esteja sempre repleta de sons que a própria natureza faz – e que são um tanto assustadores, já que parecem vozes que sussurram. A escultura foi desenhada em 2006 como parte de um projeto focado na regeneração da arte atual, batizado de Panopticons.

7 – Orquestra dos Vegetais

O último item da lista é composto por vários instrumentos feitos inteiramente de vegetais. Já pensou em ir à apresentação de uma orquestra e se deparar com instrumentos feitos de abóbora, cenoura, berinjela, entre outras coisas do gênero? Esse é o projeto de um grupo de excêntricos músicos de Viena, na capital da Áustria. O resultando é bastante interessante, já que a sonoridade dos instrumentos é muito original. O grupo da Orquestra dos Vegetais já fez apresentações ao redor do mundo, desde Hong Kong até os Estados Unidos.

*Publicado originalmente em 07/02/2014.

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

Imagem

Últimas novidades em Artes/cultura

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: