Música pode atrapalhar na aprendizagem, diz estudo

19/02/2015 às 04:351 min de leitura

Em muitas situações, música pode ser uma boa fonte de concentração para realizar tarefas mais mecânicas, mas, na hora de absorver informação — aprender alguma coisa —, é melhor permanecer em silêncio. Isso pode ser verdade pelo menos para adultos mais velhos, como constatou um estudo realizado no Instituto de Tecnologia da Geórgia, nos EUA.

Os pesquisadores selecionaram jovens universitários e adultos um pouco mais velhos para constituir dois grupos de análise. Ambos foram submetidos às mesmas circunstâncias, mas os resultados foram substancialmente diferentes.

Primeiro, todos os participantes tiveram que memorizar nomes e rostos de pessoas enquanto estavam em um ambiente absolutamente silencioso. No segundo teste, todo mundo passou pela mesma situação, mas dessa vez com música de fundo. Vários tipos de som tocaram enquanto os participantes memorizavam os itens. Eles tiveram também que classificar o quão irritante seria a música que tocava na sala.

Dados

Depois desses testes, os pesquisadores foram colher os resultados perguntando aos participantes quais rostos pertenciam a quais nomes. No grupo dos universitários, não houve praticamente nenhuma diferença de performance nos testes com música e sem música.

Já no grupo dos adultos mais velhos, foi notada uma queda de desempenho de 10% quando os participantes estavam memorizando nomes e rostos enquanto ouviam música. De qualquer maneira, adultos e jovens disseram aos pesquisadores que a música mais atrapalhava que ajudava naquele tipo de teste.

Jovem vs. Adulto

A conclusão dos pesquisadores nesse caso é que, depois de o cérebro humano ficar mais velho, ele perde a capacidade de se concentrar completamente em uma atividade de aprendizado quando há elementos externos que o desconcentrem. Nesse caso, a música. Entretanto, pessoas mais jovens, apesar de também perceberem os elementos de distração, ainda conseguem manter um bom nível de concentração no mesmo tipo de tarefa.

Naturalmente, esse estudo não deve refletir a relação de todo mundo com a música durante a aprendizagem, mas ainda assim consegue dar um bom panorama sobre o assunto. Adultos precisam de mais silêncio enquanto jovens conseguem bons desempenhos mesmo com barulho de fundo.

Via TecMundo

Imagem

Últimas novidades em Artes/cultura

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: